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Prefácio

(...) O presente manual procura servir como exemplo de currículo internacionalmente relevante, aberto à adesão ou adaptação, como resposta ao problema decorrente da desinformação global que confronta as sociedades em geral, e o jornalismo em particular.

Evita-se admitir que o termo fake news (“notícias falsas”) possua um significado direto ou comummente compreendido. Isso ocorre porque “notícias” significam informações verificáveis de interesse público, e as informações que não atendem a esses padrões não merecem o rótulo de notícias. Nesse sentido, então, a expressão “notícias falsas” é um oxímoro que se presta a danificar a credibilidade da informação que de facto atende ao limiar de verificabilidade e interesse público – isto é, notícias reais.

Para entender melhor os casos que envolvem manipulação exploratória do idioma e convenções de géneros de notícia, esta publicação trata esses atos de fraude pelo que são – como uma categoria particular de informação falsa em formas cada vez mais diversas de desinformação, inclusive em formatos de entretenimento como memes visuais.

Nesta publicação, o termo desinformação é comummente usado para se referir a tentativas deliberadas (frequentemente orquestradas) para confundir ou manipular pessoas por meio de transmissão de informações desonestas. Isso geralmente é combinado com estratégias de comunicação paralelas e cruzadas e um conjunto de outras táticas, como hackear ou comprometer pessoas. O termo “informação incorreta” frequentemente refere-se a informações enganosas criadas ou disseminadas sem intenção manipuladora ou maliciosa. Ambos são problemas para a sociedade, porém a desinformação é particularmente perigosa pois é frequentemente elaborada, com bons recursos, e acentuada pela tecnologia automatizada. (...)

 

Referência: Manual de Combate à Fake News. (2020). Retrieved 2 July 2020, from http://portaldobibliotecario.com/e-book/manual-de-combate-a-fake-news/

Media@ção • Prémios 2020

Vencedores

29.06.20

Apesar das circunstâncias em que decorreu esta edição do conucurso é significativo o n.º total de trabalhos recebidos (80), assim como o esforço patente de alunos e de professores. A todos, os nossos agradecimentos pela participação e empenho!

Este contexto excecional, que provocou dificuldades aos professores na orientação e apoio aos trabalhos, foi tido em conta pelo júri na sua apreciação. Mantendo os critérios definidos como base incontornável e fundamental da avaliação, deu-se também atenção ao facto de as circunstâncias de E@D impossibilitarem um maior acompanhamento de alguns trabalhos. 

Na categoria 3.º ciclo do ensino básico/ ensino secundário não foi atribuído o 2.º prémio. Embora sem prémio nem menção, dadas determinadas fragilidades, o júri decidiu ainda reconhecer dois trabalhos através da sua divulgação.

Vencedores 2020 [PDF]
Vencedores 2020

Veja também: A linguagem audiovisual; Concurso 2020
 

Referência: Media@ção • Prémios 2020. (2020). Retrieved 29 June 2020, from https://www.rbe.mec.pt/np4/2581.html

Rádio Miúdos • Emissões online

Literacia mediática

25.06.20

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No âmbito da parceria com a Rádio Miúdos na promoção de ações que promovem o desenvolvimento de competências de literacia mediáticas, a RBE associa-se à iniciativa que convida crianças e jovens que falem português a participarem nas emissões online desta rádio.

Os destinatários principais desta iniciativa são todas as crianças, fundamentalmente as do ensino básico, para que estas tenham oportunidade de ter voz e de aprenderem e se divertirem a fazer rádio com os os seus pares de todo o país e até do estrangeiro. Os professores e pais, que queiram participar, são muito bem vindos. Será uma oportunidade de ter a escola ou a biblioteca escolar representada numa iniciativa que chega a várias partes do mundo.

Para participar basta enviar um email ou contactar o número 965 191 518 (telefone, WhatsApp ou sms) para combinar a hora e saber o ID do Zoom, plataforma através da qual podem entrar na emissão. Em alternativa poderão participar por telefone, caso não tenham acesso ao Zoom, ou enviar uma mensagem para o número de telefone ou ainda através de mensagem de voz no site da Rádio Miúdos na barra laranja onde diz "grava aqui a tua mensagem de voz".

As emissões decorrem de segunda a sexta-feira no horário das 15h às 18h,  menos 1h nos Açores e não serão interrompidas durante o período de férias escolares de verão.

 

Referência: Rádio Miúdos • Emissões online. (2020). Retrieved 25 June 2020, from https://rbe.mec.pt/np4/2576.html

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Elton Alisson | Agência FAPESP – A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançou a versão em português do kit pedagógico “Cultura oceânica para todos”.

Elaborado pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) do órgão, o material on-line apresenta uma série de recursos e atividades para que públicos, de todas as idades, possam entender os complexos processos e funções do oceano. Além disso, fornece informações científicas sobre a relação de causa e efeito entre o comportamento individual e coletivo e seus impactos no mar.

O kit pode ser acessado gratuitamente e adaptado para diferentes contextos geográficos e culturais.

“A ideia é que o material possa ser usado por educadores, de disciplinas que não só de ciências ou biologia, para trabalhar conteúdos e desenvolver atividades voltadas à conscientização sobre conservação, restauração e uso sustentável do oceano e de seus recursos”, disse Francesca Santoro, coordenadora do programa “Ocean Literacy” da Unesco e uma das autoras da publicação, durante um evento de anúncio do lançamento do material, em Santos, em setembro do ano passado.

A tradução para a língua portuguesa do material – também disponível em inglês, francês e espanhol – é iniciativa de um projeto apoiado pela FAPESP na modalidade Pesquisa em Políticas Públicas, realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Baixada Santista, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos.

Um dos objetivos do projeto é desenvolver metodologias e ações para integrar a ciência oceânica e a sociedade, por meio da capacitação de cidadãos e de professores das redes pública e privada, e promover políticas públicas voltadas à conservação marinha embasadas cientificamente.

 


 

 

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

 

Com o lema “distinguir para inspirar”, a iniciativa Fazer em Rede dá rosto e voz aos professores bibliotecários, líderes na sua comunidade e profissionais capazes de enfrentar as mudanças com confiança.

Na Atividade TOP em destaque, Silvia Melchior, professora bibliotecária da Escola Básica de Tortosendo, na Covilhã, conta como usou gotas de água e um kamishibai para criar a atividade Queremos ser Eco-Heróis.

Proposta disponibilizada pela escola aqui>>


Ver também:
• Fevereiro 2020
• Janeiro 2020
• Dezembro 2019
• Novembro 2019
• Regulamento Fazer em Rede 2019/ 20
• Atividades RBE
Lista de Atividades TOP - fevereiro 2020 [PDF]
Lista março 2020

 

Referência: Fazer em rede • Atividade TOP | março 2020. (2020). Retrieved 22 June 2020, from https://rbe.mec.pt/np4/2579.html


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