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A avaliação das bibliotecas é hoje uma prática consolidada nas escolas, resultado da aplicação generalizada do Modelo de avaliação da biblioteca escolar, que se tem vindo a afirmar, nos últimos anos, como um instrumento orientador de boas práticas e, simultaneamente, indutor de uma cultura de avaliação(Modelo de avaliação da biblioteca escolar)

No corrente ciclo de avaliação, iniciado este ano letivo, mantém-se o princípio de alternância das etapas de implementação dos processos de melhoria e de avaliação da biblioteca escolar. Deste modo, as bibliotecas deverão elaborar, nesta fase, o Relatório de execução do Plano de melhoria, tendo em consideração as ações implementadas e os resultados obtidos.

Contudo, nesta análise, deverá ser considerado o facto de o Plano de melhoria ser um documento projetado para concretização num horizonte temporal de dois anos letivos, i.e., num ciclo avaliativo. De igual modo, deverão, ainda, ser ponderadas as especificidades e os contextos em que se desenvolveram as atividades escolares, fortemente condicionadas pelo quadro sanitário vivido em Portugal desde março.

Assim, recomenda-se que na elaboração do Relatório de execução do Plano de melhoria sejam equacionadas as atividades presenciais concretizadas até 13 de março de 2020, sem prejuízo de as escolas contabilizarem as diversas iniciativas realizadas a distância que, integrando ou não o Plano de atividades, tenham contribuído efetivamente para superar eventuais fragilidades identificadas no Plano de melhoria.

 

Fases do ciclo de avaliação
Figura n.º 1 - Fases do ciclo de avaliação

 

A apresentação do Relatório de execução do plano de melhoria no Sistema de Informação decorrerá de 8 de junho a 24 de julho.

As escolas que, por quaisquer razões, estejam impossibilitadas de efetuar os procedimentos de avaliação no corrente ano letivo, deverão comunicar, até 10 de julho de 2020, as razões desse impedimento ao Serviço de apoio RBE.

 

Referência: Avaliação da biblioteca escolar 2020. (2020). Retrieved 9 June 2020, from https://rbe.mec.pt/np4/2371.html

Professor bibliotecário

Concurso

06.06.20

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Os professores bibliotecários asseguram na escola, o funcionamento e gestão das bibliotecas, as atividades de articulação com o currículo, de desenvolvimento das literacias e de formação de leitores.

Compete-lhes gerir as bibliotecas do agrupamento enquanto espaços agregadores de conhecimento, recursos diversificados e implicados na mudança das práticas educativas, no suporte às aprendizagens, no apoio ao currículo, no desenvolvimento da literacia da informação, tecnológica e digital, na formação de leitores críticos e na construção da cidadania. Compete-lhes, ainda, garantir serviços de biblioteca a todas as escolas do agrupamento.

Mais informações ou esclarecimentos poderão ser solicitados, por correio electrónico, para apoio@mail-rbe.org

Sínteses estatísticas

[2020.01.13]

• Recursos Humanos 2020
• Professor bibliotecário - 10 anos


Legislação de suporte

[2020.06.04]

• Portaria n.º 192-A/2015 de 29 de junho


Pontuações de formação

[2020.06.04]

• Lista de cursos referidos no Anexo II da portaria 192-A/2015 de 29 de junho
• Ações de formação contínua realizadas [base dados] [.xlsx]


CONCURSO 2020 [+]

Procedimentos de seleção

[2020.06.04]

• Informações
• Quadro síntese
• Perguntas frequentes


Documentos de candidatura

[2020.06.04]

• Minuta para declaração de interesse
• Documento para sistematização de pontuações


Documentos de concurso

[2020.06.04]

• Seleção de candidatos
• Cálculo número de professores bibliotecários

 

Veja também:  Formação
 
Referência encontrada: 
Título do artigo: Professor bibliotecário
Título do Website: RBE: Rede de Bibliotecas Escolares
URL: https://rbe.mec.pt/np4/professor_bibliotecario.html

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Download | Junho 2020 |

 

A adequação organizacional e pedagógica das bibliotecas aos desafios colocados pela escola e pela sociedade constitui um fator determinante para a qualidade do seu funcionamento.

(in Enquadramento)

 

O serviço de referência de uma biblioteca define-se como o apoio prestado ao utilizador na seleção e avaliação dos recursos informativos e na forma de lhes aceder. São funções deste serviço acolher, informar, formar e orientar o utilizador no acesso à informação.

Um serviço de referência presencial é hoje complementado com um serviço de referência a distância, adequando-se, deste modo, às necessidades e expectativas do utilizador e ultrapassando condicionantes espaciais e temporais.

Com este documento, a Rede de Bibliotecas Escolares apresenta linhas de ação a considerar na implementação e manutenção de um serviço de referência, presencial e a distância.

 

Referência: Serviço de referência nas bibliotecas escolares: orientações. (2020). RBE: Rede de Bibliotecas Escolares. Retrieved 5 June 2020, from https://rbe.mec.pt/np4/2572.html

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WEIWE(R)BE | projeto-piloto

Literacia da informação

02.06.20

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O projeto-piloto WEIWE(R)BE fundado no modelo de T. Wilson - que identifica os fatores que influenciam o comportamento de pesquisa a partir do momento em que se reconhece a necessidade de informação e desencadeia a partir daí um circuito na procura de fontes – é  implementado pelas Bibliotecas Escolares, enquanto espaços que  assumem uma missão crucial na construção do processo pesquisa de Informação, constituindo-se como uma alavanca capaz de provocar mudanças nas estratégias de ensino e implementar dinâmicas que, de forma efectiva e eficiente, contribuam para o desenvolvimento da literacia da informação.


O projeto cumpre as orientações  e os objetivos consignados nos documentos referenciais nacionais e internacionais, nomeadamente o Manifesto da Biblioteca Escolar (IFLA/UNESCO, 1999) e a Declaração Política da IASL sobre Bibliotecas Escolares (IASL, 1993).


O projeto WEIWE(R)BE é coordenado pela Rede de Bibliotecas Escolares em parceria com a Universidade Aberta.

 

Objetivo Promover estratégias de desenvolvimento das competências de literacia da informação

Destinatários Turmas do 10.º ano do Ensino Secundário

Parceiro Universidade Aberta

Data de início 27 de novembro de 2019

Data de conclusão 3 de junho 2020 | em curso


ATUALIZAÇÃO

O projeto-piloto WEIWE(R)BE realiza a sessão final das escolas participantes, dia 3 de Junho de 2020, a partir das 10:00.

Dadas as atuais circunstâncias, a sessão terá lugar por videoconferência síncrona, em sessão alargada a participantes convidados.

Programa [PDF]
Programa

Veja também: Materiais:
 

Referência: WEIWE(R)BE. (2020). RBE: Rede de Bibliotecas Escolares. Retrieved 2 June 2020, from https://www.rbe.mec.pt/np4/2567.html

 

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José Matias Alves | Ilídia Cabral (Eds.) | Maio 2020 | 

Edição: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa

 

Prefácio

João Costa | Secretário de Estado Adjunto e da Educação

E de repente, sem termos tempo para nos prepararmos, o campo lexical da escola alterou-se e passou a incluir palavras como aula síncrona, distanciamento, plataforma, COVID19, máscara, chat, online, gel... Sabemos que os sistemas educativos europeus não tinham sido afetados tão negativamente desde a II Guerra Mundial. De um dia para o outro, as escolas fecharam-se e o sistema educativo viu-se alterado não por vontade, mas por imposição.

Os professores portugueses revelaram o seu profissionalismo e capacidade de adaptação, as escolas organizaram-se. Do lado do Ministério da Educação, fomos produzindo recursos, orientações, colhendo práticas, estabelecendo parcerias, para apoiar o trabalho às escolas e aos professores neste momento difícil (coligidas em http://apoioescolas.dge.mec.pt ).

Os testemunhos e os olhares deste livro, que tenho a honra de prefaciar, são prova desta capacidade de adaptação, da inquietação associada, da preocupação com os alunos. São também voz de um contexto que não se esperava, que gerou mais trabalho, muitos caos e muitas organizações, muito trabalho para todos, inversões de papéis, cansaço pelo trabalho e pela vontade de que o vírus desapareça depressa. (...)

 

Referência: (2020). Fep.porto.ucp.pt. Retrieved 31 May 2020, from http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/SAME/Ebook_Ensinar_e_aprender_em_tempos_de_COVID_19.pdf

Apresentação, em direto, do audiolivro "Quem dá Asas às Palavras"

1 de Junho - Dia Mundial da Criança pelas 16.30h

30.05.20

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Há cerca de 10 anos,  o autor Daniel Completo e a escritora Luísa Ducla Soares começaram um trabalho em parceria para a criação de audiolivros. Já fizeram 11 audiolivros, levando assim os seus poemas às bibliotecas, auditórios e escolas, ao longo do país, contribuindo para juntar alegria, festa e aprendizagem.

 

Devido à situação pandémica que se vive, os autores propõem-se agora fazer a apresentação online, em tempo real, do seu audiolivro "Quem dá Asas às Palavras" para a Rede de Bibliotecas Escolares, no dia 1 de Junho - Dia Mundial da Criança, pelas 16.30h. Este livro da autoria de Luísa Ducla Soares e Daniel Completo é ilustrado, na versão impressa, por João Vaz de Carvalho.


Trata-se de uma resposta às necessidades das populações e muito especialmente dos alunos que precisam de continuar o seu processo de aprendizagem e crescimento.

A apresentação será realizada através do Youtube, neste link.

Esta iniciativa assinala os 50 anos de vida literária da escritora Luísa Ducla Soares.

Tu e a Internet | e-book

(Ab)uso, Crime e Denúncia

28.05.20

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Download | Maio de 2020 | Ver na fonte |

 

Com o objetivo de contribuir para que crianças e jovens façam um uso cada vez mais seguro da Internet, conheçam os direitos que, enquanto utilizadores, lhes assistem e saibam como exercê-los, a Procuradoria-Geral da República publica esta edição atualizada da brochura "Tu e a Internet".

 

ÀS CRIANÇAS, JOVENS, PAIS E PROFESSORES:

Em 2013, Tu e a Internet dava conta do apelo que o mundo digital representa, dos riscos que o seu uso não informado acarreta, e do objetivo de contribuir para a utilização segura da Internet, em especial por crianças e jovens.

Seja como ferramenta de trabalho, de apoio escolar, de pesquisa, de comunicação ou de entretenimento, a Internet todos os dias ganha espaço no nosso quotidiano, fazendo aumentar o desafio da sua utilização segura.

O novo coronavírus intensificou o recurso ao mundo digital nos mais diversos setores da vida comunitária, social e pessoal.Isolamento, confinamento e distanciamento social são as medidas mais utilizadas para evitar a propagação da COVID 19.

Em Portugal, como noutros países, os ensinos pré-escolar, básico e, em parte, secundário são, hoje, assegurados por via de plataformas digitais.

Milhares de crianças e jovens têm aulas com recurso à Internet, socializam com colegas, amigos e familiares em ambiente digital, que também serve para se descontraírem e divertirem.

Esta maior permanência online justifica que, de novo, voltemos a falar sobre atividades ilícitas praticadas com recurso à Internet, direitos das pessoas que delas sejam vítimas, e da responsabilidade de quem faz esse uso indevido.

Com o objetivo de evitar que crianças e jovens sejam vítimas de condutas ilícitas e usem a internet de forma mais atenta e cuidada, Tu e a Internet continua a abordar aspetos relacionados com as principais atividades criminosas que, na atualidade, são praticadas online. E porque nem sempre é possível evitar tais atividades ilícitas é fornecida informação atualizada que permitirá às vítimas, crianças e jovens em especial, saber como reagir, com quem contactar e como estabelecer esse contacto.

O objetivo mantém-se!

Queremos continuar a contribuir para que crianças e jovens façam um uso seguro da Internet!

Gabinete Cibercrime

Gabinete da Família, da Criança e do Jovem

In "Tu e a Internet"

Miúdos a votos • Resultados 2020

A festa final

27.05.20

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Apresentamos os resultados da votação nacional da iniciativa "Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?" e damos a conhecer o que alunos e professores fizeram de melhor durante a campanha eleitoral.

Listas de resultados nacionais por ciclo/ nível de ensino

1.º ciclo [PDF]
1º. ciclo
 
2.º ciclo [PDF]
2.º ciclo
 
3.º ciclo [PDF]
3.º ciclo
 
Secundário [PDF]
Secundário
 
Listas de livros mais votados por UO [XLS]
Pesquisa de resultados por UO

Veja também: Miúdos a Votos 
 
Referência: Miúdos a votos • Resultados 2020. (2020). RBE: Rede de Bibliotecas Escolares. Retrieved 27 May 2020, from https://rbe.mec.pt/np4/2565.html

Miúdos a Votos | 2020

Testemunho de Guilherme de Oliveira Martins

27.05.20

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Guilherme d'Oliveira Martins (foto Wikipédia)

 

Guilherme d´Oliveira Martins,  atualmente membro executivo do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) deixa aqui o seu testemunho sobre a festa final de Miúdos a Votos que o ano passado decorreu nas instalações da FCG.

Afirma a propósito, que, apesar das circunstâncias que vivemos, não podemos deixar de reconhecer que nesta confinação a que estamos sujeitos para nos protegermos, a leitura tem um papel fundamental:

  • Os livros são companheiros insubstituíveis.
  • A leitura é uma companhia extraordinária.

 

Relembra Ruben A., no centenário que se celebra, para afirmar que o livro é um sinal fantástico de ligação à vida e formula a esperança de que, para o ano, voltemos a encontrar-nos ao vivo para dizer que a leitura, a aprendizagem, a educação, a ciência e a cultura são fatores essenciais para afirmar a vida!

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A festa final de “Miúdos a Votos”

Dia 27, às 6 da tarde

26.05.20

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Dia 27, às 6 da tarde, a grande festa final desta iniciativa promovida pela VISÃO Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares será transmitida pela internet
 
 

Apesar das escolas estarem fechadas, o projeto «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» mantém-se!

A eleição dos livros mais fixes para os alunos portugueses, entre o 1º e 12º anos, foi feita por voto eletrónico (ou seja, através da internet), a 21 de abril.

A votos estavam mais de 40 livros, pelos quais os alunos das cerca de 800 escolas inscritas na iniciativa tinham feito campanha eleitoral durante fevereiro e março, tentando convencer os seus colegas a votarem no livro de que mais gostam. Como não foi possível realizar as eleições presencialmente, a votação decorreu online. E votaram 16 819 alunos!

 Este ano, votaram 16 819 alunos! 

Os resultados da votação nacional serão conhecidas na festa final, que se realiza a 27 de maio, nesse grande palco que se tornou, nos dias de hoje, a internet. Nesse dia, uma quarta-feira, a partir das 6 da tarde, poderá assistir à festa, no sítio da VISÃO Júnior na internet (www.visaojunior.pt) e nas redes sociais. Uma festa em que se divulgará os resultados da votação e se mostrará o que escolas fizeram de melhor durante a campanha eleitoral. E para a qual estão guardadas algumas supresas,

A festa será apresentada por Beatriz Frazão, de 16 anos, que conhecemos da série de televisão «Conta-me Como Foi», em que interpreta o papel de Susana, filha do casal protagonista da série.

Dia 27, às 6 da tarde, contamos contigo!

ReferênciaVisão | A festa final de "Miúdos a Votos". (2020). Visão. Retrieved 26 May 2020, from https://visao.sapo.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2020-05-07-a-festa-final-de-miudos-a-votos/

 

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