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Giuliano Lellis Ito Santos; Luciene Marie Pavanelo; Hélder Garmes (Orgs.)

O livro que temos em mãos é fruto do trabalho de dois anos de discussões em torno de O primo Basílio, de Eça de Queirós, promovidas pelo Grupo Eça, registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

 

Quando éramos cinco ou seis participantes e nos juntávamos, em 2003, para discutir a fortuna crítica do escritor português numa pequena sala do prédio da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), não imaginávamos que um dia nomes como os de Carlos Reis e Isabel Pires de Lima, que eram, e são, leitura essencial para os debates do Grupo, teriam interesse em participariam de nossas atividades e constar em nossas ainda nem imaginadas publicações.

 

Desde 2003, o Grupo aumentou o número de participantes, primeiro entre os alunos de graduação e pós-graduação da Universidade de São Paulo, por volta de 2010, depois com a participação de professores e pesquisadores de outras universidades brasileiras, em meados de 2013. Nessa altura, organizamos de forma digital o primeiro livro do grupo, publicado em 2015 com o título A obra de Eça de Queirós por leitores brasileiros, reunindo ensaios diversos de autoria de seus integrantes. O ano de 2016 marcou a internacionalização do Grupo, que passou a contar com a colaboração de pesquisadores de outros países.

 

ISBN: 978-85-5696-585-1

Nº de pág.: 499

 

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Referência: (2019). Editorafi.org. Retrieved 8 May 2019, from https://www.editorafi.org/585primobasilio

 

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O ministro da Educação português destacou hoje, na cidade da Praia, o papel da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura (PNL) na diminuição do abandono escolar e da retenção e no aumento do sucesso escolar.

 

Tiago Brandão Rodrigues falava aos jornalistas no final da cerimónia de assinatura da declaração de intenções conjunta relativa à implementação da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do PNL de Cabo Verde, que decorreu no Palácio do Governo, na Praia, capital cabo-verdiana.

 

O ministro, que na terça-feira participa na sessão de encerramento do primeiro encontro anual das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (EPE), nesta cidade, transmitiu à sua homóloga cabo-verdiana e ao ministro da Cultura e das Indústrias Criativas a "vontade de continuar a cooperar como até aqui".

 

Nesse sentido, enalteceu o papel da RBE, que cumpre 23 anos em Portugal, e do PNL, que já vai no 13.º aniversário.

 

Estes dois "instrumentos de política pública absolutamente fundamentais", como classificou Tiago Brandão Rodrigues, estão a dar os primeiros passos em Cabo Verde, país que conta já com nove bibliotecas em nove municípios da ilha de Santiago, com o apoio da cooperação portuguesa, e deverá chegar em breve às ilhas do Fogo e da Brava.

 

A RBE e o PNL "têm sido instrumentos de política pública absolutamente fundamentais para que os níveis de leitura tenham aumentado e que o combate ao abandono escolar se dê com outra robustez", considerou.

 

"[Através destes programas] diminuímos o abandono escolar, diminuímos a retenção e aumentámos o sucesso escolar e, neste trabalho conjunto, Portugal mostra a vontade de continuar a cooperar como temos feito até aqui", prosseguiu o governante português.

 

É precisamente o legado de 23 anos de RBE e de 13 anos do PNL que o ministro quer partilhar com Cabo Verde.

 

"Este legado ensina-nos como fazer melhor, eventualmente a não cometer erros que possamos ter feito e é nessa parceria que acreditamos que Cabo Verde vai aumentar e melhorar as bibliotecas que já tem", declarou.

 

A ministra da Educação, Família e Inclusão Social cabo-verdiana, Maritza Rosabal, referiu que este memorando de entendimento hoje assinado entre os dois países "vem dar uma nova fase ao projeto".

 

"Até agora estávamos muito voltados para a montagem das bibliotecas, coisas muito práticas. Hoje estamos num outro patamar, de reforço de competências", assegurou.

 

 

 

 

Referência: Ministro da Educação português enaltece em Cabo Verde as bibliotecas e a leitura . (2019). DN. Retrieved 8 May 2019, from https://www.dn.pt/lusa/interior/ministro-da-educacao-portugues-enaltece-em-cabo-verde-as-bibliotecas-e-a-leitura--10868001.html

 
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Em estreita ligação com o Referencial Nacional de Educação Ambiental para a Sustentabilidade e com a matriz de Competências para a Aprendizagem Socio-Emocional (CASEL), UM Minuto de Silêncio de gratidão à TERRA é uma iniciativa nacional organizada pela Associação Fazedores da Mudança em conjunto com todos os que pelo país se queiram associar, e que decorrerá no próximo dia 22 de Maio, dia Internacional da Biodiversidade.

 

Ler mais >>

 

 

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Tribunal Aberto

http://www.asjp.pt/

O incremento do conhecimento e da tecnologia amplifica as possibilidades de cada cidadão sobre o destino coletivo, gerando uma fragmentação de poderes. Em todas as circunstâncias, os cidadãos são chamados a intervir no espaço público devendo fazê-lo de modo informado e transparente - mas não neutro* - para que as opiniões baseadas em pseudociência e emoções (ódio, medo) não prevaleçam perante as opiniões credíveis fundadas em informação relevante e evidência científica e no uso de meios bons e legítimos.

 

Os modos inorgânicos de participação exigem o domínio de múltiplas literacias, designadamente na área da Justiça e do Direito.

 

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses colabora com as escolas no reforço destas experiências e formação junto dos alunos do ensino básico e secundário.

 

Ler mais:            

Tribunal Aberto – Formar para a Cidadania

*A neutralidade possibilita a ascenção de:

  • Naturalização das ofensas à dignidade humana e ao Estado de Direito,
  • Movimentos anti-científicos, bem como anti-democráticos e anti-europeístas,
  • Consumismo à margem da responsabilidade sobre o equilíbrio do sistema terrestre e humano,
  • Populismo e extrema direita.

 

Notre-Dame

 Notre Dame | © Zuffe / WikiCommons

 

Independemente de podermos questionar porque é que a solidariedade humana não adquire a mesma dimensão na resolução de problemas como as alterações climáticas ou como a destruição, em Moçambique, Zimbabué e Maláui, provocada pelos ciclones Idai ou Kennet, importa-nos destacar a experiência de aprofundamento do caráter humano dos nossos gestos e do nosso destino comum em tragédias como a da destruição da Catedral de Notre-Dame.

 

Ler mais:

Garantir um futuro ao património

 

 

Combate ao ódio

A comunidade é o centro da biblioteca. Servi-la, prevenindo e agindo sobre os seus problemas, mediante ações criativas realizadas no espaço público, constitui o seu propósito.

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Coruche e a respetiva professora bibliotecária apresentam dois vídeos que alertam a comunidade para a responsabilidade de todos no combate ao ódio: “Por uma escola sem violência” e “Violência no namoro”.

 

 

Notas das Escolas

Gostaríamos que partilhassem connosco o que fazem na área da cidadania colaborando em Notas das Escolas – Cidadania e Biblioteca Escolar | Pensar e Intervir.

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Programa | Inscrição |

 

con.Raízes é um projeto dos professores bibliotecários da Rede Interconcelhia de Alter do Chão, Castelo de Vide, Crato, Gavião, Nisa, Marvão e Ponte de Sor que visa promover o conhecimento, a partilha e a divulgação das diferentes manifestações culturais dos seus concelhos.

 

A segunda edição do encontro con.Raízes terá lugar no concelho do Crato, no dia 11 de maio. Este encontro (acreditado como uma ação de curta duração pelo CFAE Prof’Sor) terá lugar no Auditório Municipal do Crato e a programação, destinada a professores e educadores, conta com a participação de figuras de renome na área do património.

 

 

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Nos dias 10 e 11 de maio terão lugar as IV Jornadas de Bibliotecas de Espinho, com o tema Leitura, música e cinema. O que os une?. Estas jornadas irão decorrer no Centro de Multimeios de Espinho, junto à Biblioteca Municipal, e têm como destinatários os docentes de todos os ciclos, professores bibliotecários e bibliotecários municipais. Estão em fase de acreditação como ação de formação de 12 horas.

 

Pode aceder a uma breve biografia de todos os intervenientes aqui>>.

O programa pode ser consultado aqui>>.

A ficha de inscrição é acedida aqui>>.

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Resumo

Diversos estudos de pesquisa e prática concluem que a pedagogia dos media deve ser integrada na formação de professores para que futuramente a possam usar  nas suas aulas de forma eficaz e bem-sucedida. No entanto, esses resultados não se refletem nos atuais programas universitários, de modo que em algumas instituições os estagiários podem chegar ao final dos seus estudos sem ter abordado questões de educação para os media.

 

Para entender, avaliar e melhorar ainda mais a situação atual da formação de professores no campo da pedagogia dos media, é necessária uma extensa pesquisa. Levando em consideração essa situação, o artigo a seguir apresenta um resumo do "status quo" das competências em pedagogia, focando-se nos exemplos da Alemanha e dos EUA.

 

Para criar uma base, apresentam-se diferentes modelos de competências pedagógicas mediáticas nos dois países e tentar-se-á responder à questão de saber se essas competências são promovidas pelos programas de formação de professores. Em seguida, serão descritos o método e os resultados selecionados de um estudo que mediu as competências pedagógicas dos media de estudantes nos dois países, a partir de um modelo generalizador de competências pedagógicas mediáticas que interligam pesquisas alemãs e internacionais, nesse campo.

 

A perspectiva internacional comparativa ajuda a ampliar as perspectivas e a entender as diferenças e semelhanças. Os dados deste estudo servem para identificar diferentes formas de integrar a pedagogia dos media na formação de professores. Além disso, podem ser tiradas conclusões sobre as consequências desses processos para os professores em formação e as suas competências nos media.

 

Tradução livre

 

Marcalyc | Móvil

 

Referência: Tiede, J., & Grafe, S. (2016). Media Pedagogy in German and U.S. Teacher Education. Comunicar24(49), 19-28. doi:10.3916/c49-2016-02

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16 de maio de 2019 - auditório da escola Secundária Vergílio Ferreira, Lisboa

Programa  |  Inscrições fechadas (lotação esgotada)

 

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A primeira edição do concurso “Ser leitor é cool!” decorrerá em Campo Maior, no próximo dia 30 de abril, no Auditório do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro e conta com a participação de 75 alunos.

 

O concurso tem como objetivos a promoção da leitura e o desenvolvimento da expressão e compreensão escrita e oral. Está organizado em 4 escalões: 3.º ano, 4.º ano, 5.º ano e 6.º ano. 

 

Este concurso é organizado pelos professores bibliotecários dos grupos interconcelhios da Rede de Bibliotecas Escolares dos concelhos de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Estremoz, Gavião, Marvão, Monforte, Mora, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel, com o apoio das CIBE, Ana Ferreira e Fátima Bonzinho.

 

Mais informações em: https://bibescolaresemfoco.wordpress.com/ser-leitor-e-cool/

 

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RBE


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