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A comemoração do 25 de abril, bem como do 1.º de maio, constitui uma oportunidade de desafiar as crianças e jovens à reflexão e discussão sobre os direitos humanos num Estado de Direito Democrático. Que direitos estão em risco ou só algumas pessoas beneficiam são questões sobre as quais importa discutir e tomar medidas; construir narrativas (testemunhos, entrevistas…) audiovisuais (Mp4, Instagram…), escritas, ou de outro tipo (peddy-paper…), com base na recolha de testemunhos de pessoas e de objetos do quotidiano ou de elementos do património, podem constituir experiências únicas desta revolução a guardar na memória e a suscitar a mudança no espaço público.

 

Assinalamos em Cidadania e Biblioteca Escolar – Pensar e Intervir a série de testemunhos da Revolução intitulada, Mulheres de abril, bem como um conjunto de atividades que pode seguir através da Hastag #cidadania_rbe_pt

 

Outra sugestão de leitura:

Negócios Estrangeiros N.º 19 – Especial Direitos Humanos

 

Notas de cidadania das escolas

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A biblioteca visa contribuir para a construção de conhecimentos críticos e alargados, bem como para o enriquecimento de vivências pessoais com base nas quais se forma a sabedoria.

 

Educação intercultural – imaginar, criar, ler é uma proposta de atividade da Escola Poeta Joaquim Serra na área da cidadania que, ao cruzar universos de leitura, expressão e relação, amplia o significado do texto e a experiência do livro, tornando-a mais gratificante.

 

Gostaríamos que partilhassem connosco o que fazem na área da cidadania colaborando em Notas das EscolasCidadania e Biblioteca Escolar | Pensar e Intervir.

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Anunciamos o mais recente projeto do Media Lab Diário de Notícias, disponível gratuitamente para escolas com alunos do 3º ciclo e Secundário: o Ciclo “Jovens Repórteres de Ciência - 2019”.

 

Fomentar a inclusão social e digital, desenvolver o espírito crítico e contribuir para a tomada de decisões informadas constituem a missão do Media Lab DN, que se revê nestes 7 dias de troca de conhecimento e experiência mediático-científica.

 

O “FALANDO DE CIÊNCIAS”

 

O workshop “Falando de Ciências” é uma atividade que tem vindo a ser desenvolvida pelo Media Lab DN, desde há 7 anos, com o apoio da Ciência Viva, do Instituto Gulbenkian de Ciência e da Fundação Champalimaud. Inaugurado em 2012, pelo então Ministro da Educação e Ciência, Professor Doutor Nuno Crato, o workshop tem dado a conhecer aos mais jovens os avanços da Ciência, através da prática de construção de notícias. Este ano, desafia os alunos de escolas nacionais a serem jornalistas do ciclo “Jovens Repórteres de Ciência - 2019”.

 

A duração será de 7 semanas e os temas a abordar são atuais e de grande interesse para o currículo escolar. A saber: Ativismo Ambiental; Saúde; Astronomia; Atividade do Cientista; Biodiversidade; Energia; e Oceanos. Em cada tema/sessão teremos um orador especialista convidado e, como jornalista especialista de Ciência, contamos com Filomena Naves - Diário de Notícias.  

 

As atividades serão GRATUITAS.

 

COMO?

 

Com o intuito de consciencializar sobre a relevância destes temas e de despertar o interesse quanto à literacia mediática, os jovens terão a oportunidade de assistir a um workshop sobre a profissão de jornalista, ouvir os convidados falarem sobre as suas profissões e os seus projetos, abrindo, no final, a perguntas.

 

 

 

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Blimunda de março chega com notícias de Macau, e de mais uma edição do Festival Rota das Letras. Nas páginas desta edição, um artigo sobre a poesia de Jidi Majia, traduzida por José Luís Peixoto, e o relato de um encontro que juntou os dois escritores no Festival.

 

No infantil e juvenil, o retrato de 13 anos de Semanas da Leitura em Portugal, com relatos de alguns dos que as organizam ou que nelas participam.

 

Na secção Saramaguiana, destaque para O Ano da Morte de Ricardo Reis, recuperando um texto publicado no Jornal do Brasil em 1988, ano em que o romance chegou aos leitores brasileiros.

 

Para além destes destaques, a Blimunda traz as suas secções habituais, com muitos e bons conteúdos para ler.

 

 
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ReferênciaBlimunda # 82. (2019). Mailchi.mp. Retrieved 8 April 2019, from https://mailchi.mp/josesaramago/blimunda-82

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O mundo dos videojogos tem crescido de forma rápida e paralela ao desenvolvimento das novas tecnologias: das antigas consolas de videojogos que se ligavam à televisão, passámos pela era das consolas portáteis que se ligam à Internet e atualmente são criados vários ambientes de realidade virtual que permitem o jogador interagir com ambientes de 360º.

 

O Gaming, é o conceito que corresponde à atividade lúdica de jogar videojogos, podendo ser realizado em contexto online ou offline. Estas atividades comportam benefícios quando praticadas de forma equilibrada, mas também oferecem riscos que devem ser acautelados pelos jogadores e reconhecidos pelos pais e educadores.

 

Como tal, a Federação Portuguesa do Desporto Eletrónico (FEPODELE) associou-se ao Centro Internet Segura para lançar um Guia para Pais e um Dicionário de um Gamer, com o objetivo de facilitar a comunicação e o relacionamento entre jogadores e utilizadores que ainda não estão familiarizados com a temática dos videojogos.

                              

Referência: Recursos para os pais sobre o mundo dos videojogos | InternetSegura. (2019). Internetsegura.pt. Retrieved 7 April 2019, from https://www.internetsegura.pt/noticias/recursos-para-os-pais-sobre-o-mundo-dos-videojogos

 

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Joana Acha é professora do Departamento de Processos Psicológicos Básicos e Desenvolvimento da Universidade do País Basco e autora de numerosos trabalhos de pesquisa publicados em revistas científicas internacionais. O vídeo que aparece neste post foi gravado em 09 de novembro de 2018 na reunião Os testes de educação, organizada pela cadeira de Cultura Científica da Universidade do País Basco . Nele, a Drª Acha revê o que sabemos sobre aprender a ler, das habilidades de compreensão mais básicas às mais complexas.

 

Joana Acha através de uma revisão do trabalho mais significativo sobre desordens relacionadas com a leitura, estabelece uma ponte entre o conhecimento científico existente, sobre o processo de aquisição da leitura e da aplicabilidade desse conhecimento, à prática educativa. Mostra-nos exatamente o que é aprender a ler e como é possível otimizar as estratégias de intervenção com base na idade e capacidade de leitura de cada pessoa.

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Julio Alonso-Arévalo; Sonia Martín Castilla. " O papel das bibliotecas em um mundo de notícias falsas " Desiderata, vol. 11, n. 1 (2019). p. 50-59

 

Ler artigo  |

 

O conceito de "notícias falsas" tornou-se uma questão importante durante as eleições nos EUA. em 2016, quando notícias com pouca ou nenhuma base se espalharam rapidamente nos media sociais, causando alguma preocupação sobre a sua possível influência no processo democrático. Mas a existência de "notícias falsas" não é algo novo. As "guerras de desinformação" já existiam na Roma antiga. 

 

O grande problema do século XXI é que o ecossistema de informações mudou profundamente como resultado das possibilidades oferecidas pela tecnologia da informação, de modo que hoje é difícil até mesmo para um especialista discernir que informação é verdadeira e a que não é. Como afirma Julie Posetti e Alice Matthews "poderosas novas tecnologias simplificam a manipulação e a fabricação de conteúdo e redes sociais ampliam dramaticamente falsidades vendendo governos não democráticos, políticos populistas e entidades empresariais desonestas" (Posetti & Matthews, 2018).

 

*traduzido da fonte com supressões.

 

Referência: Arévalo, J. (2019). El papel de las bibliotecas en un mundo de noticias falsasUniverso Abierto. Retrieved 6 April 2019, from https://universoabierto.org/2019/04/05/el-papel-de-las-bibliotecas-en-un-mundo-de-noticias-falsas/

 

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Durante os meses de maio e junho o CIS | FCT, em colaboração com o IPDJ, irá desenvolver uma iniciativa denominada Net_Telling.

Pretende-se com este novo desafio, trazer as técnicas do storytelling para o contexto da utilização segura, consciente e responsável da Internet e convidar os jovens a, de uma forma criativa, contarem-nos estórias pessoais e verídicas relacionadas com os seus usos da Internet.

A facilitação deste Workshop estará a cargo do ator e guionista Pedro Gorgia e da escritora Fátima Freitas.

 

O Centro Internet Segura desafia-te a participares no workshop “Net-Telling”

 

O Centro Internet Segura, em colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), desenvolveu o Net_Telling, um novo recurso que utiliza a técnica de storytelling sobre a atual cultura virtual juvenil, focado no relacionamento dos jovens com a Internet. Esta oficina requer o «trabalho e a divulgação de experiências reais e concretas que envolvam testemunhos de jovens na primeira pessoa.»

 

O que é o NET_TELLING?
É um workshop de «contadores de estórias», que utiliza as técnicas de storytelling para criar momentos de aproximação e empatia real e explorar cidadanias ativas e literacias digitais, através de uma maior consciencialização das possibilidades de conexões digitais em ambientes confiáveis.

 

Alguns dados importantes sobre a realização deste Workshop:

 

>  Quem são os facilitadores: Fátima Freitas & Pedro Górgia

>  A quem se destina: 15 jovens (entre os 18 e os 30 anos)

>  Qual é o número e a duração das sessões: 5 sessões com a duração de 2,5 horas e uma apresentação final

>  Qual é a periodicidade: semanal

>  Quando se realiza: maio e junho de 2019

>  Qual é o horário das sessões: entre as 18h e as 21h

>  Onde é que se vai realizar: auditório da sede do IPDJ, na R. Rodrigo da Fonseca, 55. 1250-096 Lisboa.

 

Qual é o processo de seleção dos participantes?
O processo de seleção irá apreciar a tua experiência na área do digital, o gosto pela representação e pela criatividade, expressas no formulário de inscrição. A seleção ficará a cargo do Centro Internet Segura em colaboração com os autores do workshop: Fátima Freitas & Pedro Górgia. Os participantes selecionados serão contatados pelo Centro Internet Segura no dia 2 de maio. No final do workshop os participantes farão uma apresentação pública e a gravação audiovisual do resultado das histórias trabalhadas no atelier. Este workshop é gratuito e no final tens direito a um certificado de participação. Acreditamos que esta iniciativa poderá proporcionar-te um contato direto com as temáticas do relacionamento online na primeira pessoa e explorar de forma consciente e responsável o mundo digital.

 

Como é que te podes inscrever?
As inscrições estão abertas até ao dia 22 de abril, através do formulário disponível no final desta página, ou através do endereço https://goo.gl/forms/zormY5lHq9tHZ6n73.

  

"Porque me devo inscrever?" Porque nunca se diz "não" a desafios como estes, em que trabalhas com profissionais da comunicação acrescentando experiência e valor ao teu Curriculum Vitae pessoal.

 

Consulta o programa em: https://bit.ly/2YvaPxv

 

Toda informação está disponível na página do Centro Internet Segura: https://www.internetsegura.pt/noticias/nettelling

 

No caso de necessitares de algum esclarecimento adicional, contacta-nos através do endereço de email internetsegura@fct.pt e coloca no assunto "NET_TELLING".

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Quantas pessoas vivem em Itália? Qual é o sistema político na Lituânia? E como se chama a capital de Chipre? Descubra as respostas a estas e a muitas outras perguntas na versão atualizada da brochura "União Europeia - Factos e números". Esta brochura tem um formato prático e dá informações essenciais sobre a União Europeia e as suas instituições, Estados-Membros e países candidatos. Contém factos sobre as línguas oficiais, os sítios Web dos governos e outros dados úteis sobre cada país.

 

Esta publicação está disponível nas 24 línguas oficiais da UE.

 

2017, 88 Pages, Brochuras

 

ReferênciaPublicações - Consilium. (2019). Consilium.europa.eu. Retrieved 3 April 2019, from https://www.consilium.europa.eu/pt/documents-publications/publications/?keyword&dateFrom=2017%2F05%2F01&dateTo=2017%2F05%2F01&utm_source=facebook.com&utm_medium=cpc&utm_campaign=2019-04-EU-booklet-PT

 

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Christian Gálvez · Apresentador e divulgador

 

Referência: Da Vinci: no hace falta ser un genio para ser genial. (2019). BBVA Aprendemos Juntos. Retrieved 3 April 2019, from https://aprendemosjuntos.elpais.com/especial/da-vinci-no-hace-falta-ser-un-genio-para-ser-genial-christian-galvez/

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No dia 2 de abril comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen.

 

A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

 

Para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil 2019, a DGLAB convidou a ilustradora Abigail Ascenso, vencedora de uma Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração do ano passado, para ser a autora da imagem do cartaz.

 

Abigail Ascenso nasceu em 1979, em Leiria. Licenciada em Design de Comunicação/Arte Gráfica pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, fundou em 2003, com Fedra Santos, o atelier Furtacores Design e Comunicação, onde tem desenvolvido trabalho nas áreas de design gráfico, fotografia e ilustração infantil. Tem realizado exposições individuais de ilustração infantil e participado em colectivas de pintura. Com o livro Gaspar, o dedo diferente (texto de Ana Luísa Amaral), participou na mostra «100 Livros para o Futuro» promovida pela DGLAB na Feira do Livro Infantil de Bolonha em 2012. Ilustrou já mais de uma dezena de livros para os mais novos. Em 2018 recebeu uma das duas Menções Especiais do Prémio Nacional de Ilustração com o livro “A Noite”, com texto de Manuel António Pina.

 

A mensagem do IBBY internacional, este ano da responsabilidade da Lituânia, consta de um texto e cartaz do escritor e ilustrador Kęstutis Kasparavičius. Pode ser encontrada em http://www.ibby.org/awards-activities/activities/international-childrens-book-day/icbd-2019/?L=0.

 

Cartaz de Abigail Ascenso em jpg.: DILI_19_Abigail.jpg

Cartaz de Abigail Ascenso para impressão:DILI19_Abigail.pdf 

Texto de Kęstutis Kasparavičius traduzido para português:DILI_texto_Lituânia_trad.pdf 

 

ReferênciaDIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL 2019 . (2019). Livro.dglab.gov.pt. Retrieved 2 April 2019, from http://livro.dglab.gov.pt/sites/DGLB/Portugues/noticiasEventos/Paginas/DIA-INTERNACIONAL-DO-LIVRO-INFANTIL-2019.aspx

 

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