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Já pensou em incentivar os seus alunos a criarem conteúdos em áudio, vídeo, foto e texto? Veja a lista de recursos gratuitos selecionados pelo Porvir

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  • Mão na Massa. Saiba o que muda quando a aprendizagem passa pelas mãos a partir de experiências que o Porvir conheceu e prepare-se para imaginar, ligar, apertar, errar e construir

 

 

 

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Orrú, Sílvia Ester ; Bocciolesi, Enrico. Educar para transformar o mundo: inovação e diferença por uma educação de todos e para todos / Educar para transformar el mundo: innovación y diferencia por una educación de todos y para todos. Ciudad Madero: Librum, 2019

 

Download (texto completo):

 

É por meio da educação que é possível fortalecer o respeito pelos direitos humanos, a aceitação das diferenças como qualidade própria de todos os seres humanos, bem como aprender a conviver com distintas pessoas e a se constituir sujeito de sua própria história. Por meio de uma educação libertadora é realizável a constituição de uma sociedade cada vez mais democrática e inclusiva. 

 

Com o objetivo de partilhar saberes e ações pedagógicas em prol de uma educação de todos e para todos numa perspetiva de educação democrática, inclusiva e inovadora, é que nasce esta obra a partir de estudos e vivências de professores do Brasil, Chile, Espanha, Itália e Portugal. Os capítulos apresentam perspetivas teóricas e experiências que reconhecem a diferença, a inclusão e a inovação como pilares fundamentais para a educação contemporânea e das futuras gerações. 

 

Nas palavras de Paulo Freire, “ensinar exige a convicção de que a mudança é possível”. Este é o maior sentido desta obra concebida com gosto pelos seus autores: partilhar convicções de que educar pessoas para transformar o mundo, é um ato de amor e de coragem.

 

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A pós-graduação em Educação Literária e Literatura para a Infância e Juventude b-learning, apresenta-se como uma resposta às necessidades de formação especializada na área sentidas no terreno.

Com efeito, a proliferação editorial para a infância, aliada às recentes diretrizes governamentais no domínio da Educação literária, contrastam com a escassa oferta de formação de mediadores em geral, e de docentes em particular.

 
 

​Esta pós-graduação alia um conjunto diversificado de aproximações ao livro literário para a infância e juventude (género, ilustração, edição…) a uma componente prática de experimentação de técnicas de abordagem a este produto estético, sob o ponto de vista artístico, formativo e afetivo, constituindo, deste modo, um importante meio de formação para todos aqueles que, conscientes do poder da leitura, procuram respostas para aproximar o livro do seu leitor preferencial, numa perspetiva de  formação não apenas leitora e literária, mas também de cidadania ativa.

A modalidade b-learning permite que o curso se torne acessível a alunos a residir em qualquer ponto do país, e também no estrangeiro.

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Informação - sítio oficial | Inscrições |

 

As III Jornadas Interconcelhias são promovidas pelas bibliotecas escolares e municipais de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde, com a colaboração das Câmaras Municipais dos três concelhos, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e o Centro de Formação do Alto Cávado (CFAC). Encontro acreditado pelo C.C.P.F.C. como Curso de Formação com a duração de 25 horas.

 

As III Jornadas têm como destinatários educadores e professores de todos os níveis de ensino e também profissionais ligados ao trabalho das bibliotecas.

 

Será, no entanto, dada prioridade aos docentes dos agrupamentos/escolas e aos profissionais ligados ao trabalho dos concelhos de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde. 

 

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Manuela Silva, Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares

 

O município de Figueira de Castelo Rodrigo juntou durante dois dias alunos, professores e especialistas para promover práticas Educativas Inovadoras.

 

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O Projeto “D’ÁQUEM, ALÉM-MAR,” nasceu de uma candidatura ao projeto “LER+MAR”.


A escola, que integra o  Programa “Territórios Educativos de Intervenção Prioritária”, TEIP3, está inserida numa comunidade com contexto socio-cultural  carenciado e com uma população reduzida.


O projeto "D’AQUÉM, ALÉM-MAR,” convocou saberes e competências na construção e comunicação de conhecimentos sobre o MAR – intrinsecamente ligado ao nosso concelho e cultura, mas distante das vivências dos alunos.


Implementou dinâmicas de trabalho cooperativo e colaborativo, desenvolvendo competências a partir do tema estruturante, numa perspetiva multidisciplinar, articulada e transversal que associou as dimensões: literária, ambiental, científica e tecnológica, geográfica, histórica, cultural e artística.


Com o desenvolvimento deste projeto, explorou-se o tema "Mar" nas suas múltiplas potencialidades não só como elemento natural, fonte de vida, bem estar, sua defesa e subsistência, mas também como presença forte na literatura, pintura e demais expressões artísticas.

Fátima Bonzinho
Coordenadora Interconcelhia da RBE

[Texto e locução da professora bibliotecária e coordenadora do projeto, Ana Sequeira]

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Escolas a Ler+

Intervenção de António Costa e Silva: Presidente da Comissão Executiva da Partex Oil and Gas e Membro do Conselho de Curadores da Universidade de Aveiro.

Infelizmente não temos a possibilidade de disponibilizar a gravação integral desta comunicação. Aqui ficam os últimos 8 minutos, que sabem a pouco, mas que mostram bem a excelência da intervenção.

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Apple store | Google play

 

No âmbito do Programa de Literacia Familiar Conto Contigo (PLFCC) da Fundação Aga Khan (AKF) foi desenvolvida uma app que visa promover hábitos e práticas de literacia familiar que tenham impacto no desenvolvimento de competências de literacia emergente - referidas na investigação como preditoras do sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita.
 
 
Os Programas de Literacia Familiar têm vindo a ser amplamente recomendados dado que a sua avaliação revela que são uma medida eficaz de combate ao insucesso escolar.
 
 
O PLFCC está a ser implementado em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, as bibliotecas públicas e municipais, de norte a sul do país, no âmbito de protocolos estabelecidos entre a AKF Portugal, a RBE e a DGLAB e inscrito como contributo para o Plano Nacional de Leitura.
 
 
 A sua implementação, apoiada pela utilização de um Guia de Implementação que é disponibilizado a todos os interessados, prevê a realização de sessões lúdicas, com famílias e crianças em idade pré-escolar. Para maximizar o trabalho realizado nas sessões e para chegar a mais famílias, a AKF desenvolveu  com o CITI/ FCSH, a app Conto Contigo que está disponível para ser descarregada gratuitamente na apple store e na google play.
 
Esta app permite aos utilizadores receberem notificações no seu telemóvel com sugestões de atividades muito simples e divertidas que podem realizar com as crianças e que promovem a sua descoberta da linguagem escrita, preparando-as para a entrada na escola. Os utilizadores podem ainda optar por receber outro tipo de notificação "Dicas" que contém informações fáceis de perceber sobre a forma como os pais podem apoiar as crianças na descoberta da linguagem escrita.
 
 
 O utilizador escolhe também a periodicidade com que quer receber as notificações e a melhor hora do dia.
 
 
A app tem ainda um repositório de notificações para que as famílias possam realizar as atividades quantas vezes desejarem.
 
 
Esta app pretende ser útil a Educadores de Infância, Professores Bibliotecários, Bibliotecários, entre outros.
 
 
 
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Download | 2017

 

O E-Book Literacia e Inclusão Digital: Boas Práticas em Portugal e em Espanha resulta de um amplo leque de pesquisas sobre Literacia e Inclusão Digital, em Portugal e em Espanha, identifcadas pela Rede ObLID

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Download | 2019

 

Desde o início do século XIX, a prática de leitura e escrita mudou devido aos avanços tecnológicos e às diferentes necessidades de comunicação que surgiram a partir de ambientes de novos media. O constante desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação facilita o consumo e a criação de produtos digitais e, além disso, favorece a participação e a colaboração. 

 

Da mesma forma, essas tecnologias promovem a interatividade nos ecossistemas digitais que constroem significados através da interação de diferentes elementos icónicos, verbais e sonoros. 

 

No ecossistema do livro, a mediação da tecnologia levou à emergência do dispositivo de leitura, o que, juntamente com o aparecimento da web e hipertexto, modificou processo  leitor e a tradição secular baseada no uso de papel.

 

O tempo que antes se dedicava a ler o jornal, ver televisão ou escutar a rádio hoje distribuiu-se, de maneira atomizada, entre o Twitter, o Facebook, o WhatsApp, livro impresso, eBooks, Podcasts, Instagram, Wattpad, YouTube....

 

Referência: Lectoescritura digital - Publicaciones - Ministerio de Educación, Cultura y Deporte. (2019). Sede.educacion.gob.es. Retrieved 4 July 2019, from https://sede.educacion.gob.es/publiventa/d/22961/19/0

 

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