7 dias com os Media
O GILM – Grupo Informal sobre Literacia Mediática organiza a 9.ª edição da iniciativa 7 dias com os media, que irá decorrer entre os dias 3 e 9 de maio de 2021.
Cidadãos e instituições - escolas, bibliotecas, associações, clubes, meios de comunicação social, plataformas digitais, universidades, famílias… - são convidados a criar uma ação (workshop, webinar, vídeo, apresentação, podcast, jogo, etc.) sobre o uso dos media e os seus efeitos na vida individual e coletiva. Atendendo ao contexto provocado pela pandemia Covid-19, o GILM sugere como temas centrais desta edição: a infodemia, a desinformação e as desigualdades sociais e digitais. Podem, no entanto, ser abordados outros temas, desde que se enquadrem no âmbito da iniciativa.
Num período em que os ecrãs se tornaram omnipresentes nas nossas vidas, é fundamental refletir sobre a importância que os media assumem no quotidiano, o modo como ajudam a formar opiniões e contribuem para a construção da perceção que temos do mundo e sobre aquilo que nos dão – ou não - a conhecer. Lançando o mote para esta reflexão, a iniciativa 7 dias com os media ajuda-nos a desenvolver um olhar crítico sobre a forma como usamos os media e como, através deles, comunicamos e nos expressamos.
Associe-se à semana dos media fazendo o registo da sua iniciativa na página do evento.