5 formas de incluir a escrita na promoção da leitura
por Elana Gordon*
Por vezes, a escrita é pouco valorizada na educação para a literacia. Estas estratégias ajudam a promover as competências de leitura e escrita dos alunos em simultâneo.
Ao longo dos anos, a leitura tem permanecido no centro das atenções das conversas sobre literacia, enquanto a escrita tem sido frequentemente relegada para segundo plano. Mas uma das ferramentas mais poderosas que temos no ensino da literacia é a reciprocidade entre a leitura e a escrita. Como Natalie Wexler partilha no seu artigo “To Boost Learning, Weave Writing Activities In Regular Instruction”, não podemos escrever profundamente sobre tópicos que desconhecemos.
A escrita é expressiva e, portanto, dá-nos um meio para aprofundarmos a nossa compreensão do que lemos. Frequentemente, no trabalho de intervenção em literacia, estamos tão concentrados em melhorar os resultados da leitura que chegamos a ignorar as capacidades de escrita dos alunos.
Estas cinco estratégias oferecem formas rápidas de melhorar a aprendizagem dos alunos, bem como de desenvolver a sua escrita através de ensino e prática explícitos. Pode utilizá-las em qualquer contexto de intervenção.
Ditado de frases
A primeira estratégia é uma variação das frases ditadas que são frequentemente utilizadas. Depois de os alunos lerem um texto, o ditado de frases pode permitir-lhes praticar a utilização de vocabulário específico, estrutura de frases ou padrões fónicos.
O contributo dos alunos pode variar consoante o apoio necessário para elaborar a frase. Neste caso, o professor ditará, ou dirá, uma frase que pode incluir um padrão fónico específico, algumas palavras que incluem padrões de revisão, uma palavra específica do vocabulário que os alunos estudaram ou uma estrutura específica, como uma conjunção.
Estas decisões de ensino são intencionais, permitindo que os alunos não só escrevam sobre a sua leitura, mas também pratiquem competências fonéticas ou desenvolvam frases mais complexas que incluam vocabulário elaborado.
Conclusão de frases
Uma segunda estratégia que permite que os alunos demonstrem a compreensão de um texto envolve a utilização de uma frase nuclear, ou um tronco, e depois completar a frase utilizando as conjunções porque, mas e assim.
É importante ensinar aos alunos como estas três conjunções diferem nos significados que transmitem. Uma forma de reforçar esta estratégia é fornecer partes de frases pré-escritas e pedir aos alunos que as associem à conjunção correta.
Esta estratégia desafia os alunos a pegarem na informação que aprenderam e a explicarem-na de três formas diferentes. Para exemplos deste tipo de escrita, um bom recurso é The Writing Revolution, de Judith Hochman e Natalie Wexler.
Expansão de frases
A expansão de frases é outra estratégia que permite aos alunos demonstrarem a sua compreensão e, ao mesmo tempo, desenvolverem as suas capacidades de escrita. Dê aos alunos um tema (o quem? ou o quê?) do texto e peça-lhes que expandam a frase, fornecendo o onde?, quando?, porquê? e como?, para acrescentarem pormenores à sua escrita.
Cada tarefa deve permitir uma maior compreensão do texto e, ao mesmo tempo, desenvolver a capacidade dos alunos de introduzirem detalhes, o que cria uma frase mais complexa e dinâmica.
Um suporte para este tipo de escrita envolve fornecer alguns dos elementos, a partir dos quais os alunos podem construir. Ao mesmo tempo que os alunos acrescentam pormenores e expandem as suas frases, estão também a recordar a informação que aprenderam com o texto.
Iniciadores de frases
Uma quarta estratégia que utilizo são os iniciadores de frases que introduzem uma forma mais sofisticada de compor os enunciados. À medida que os alunos se sentem mais à vontade para diversificarem as suas estruturas frásicas, podem passar a redigir a frase completa.
Algumas possibilidades incluem pedir-lhes que incluam um aposto darem mais pormenores ou explicações. Outra opção poderá ser começar por uma oração subordinada. Neste exercício, os alunos estão a conjugar os seus conhecimentos sobre os conteúdos com o desenvolvimento das suas capacidades de escrita.
Redução de parágrafos
Uma estratégia final que utilizo é pedir aos alunos que escrevam uma frase utilizando a redução de parágrafos ou encontrando a essência do texto que leram. Peço-lhes que descubram o “quem” ou “o quê” mais importante do parágrafo ou do texto e depois acrescentem a coisa mais importante que aconteceu para criarem uma frase de 10 a 15 palavras que resuma a informação essencial de um parágrafo ou texto.
A literacia é uma fusão de competências de leitura e de escrita. Ambas as áreas têm de ser desenvolvidas para que os alunos sejam bem-sucedidos. Todas estas cinco estratégias podem apoiar os alunos na sua capacidade de compreensão, tendo a escrita como resultado expressivo, num contexto de ensino-aprendizagem. Pode aumentar ou dificuldade de cada tarefa, dependendo das diferentes necessidades dos seus alunos.
A escrita deve fazer parte de todas as aulas e a utilização destas cinco estratégias permite-nos integrar a leitura e a escrita, de modo a que ambas as áreas estejam interligadas sempre que um aluno se envolve com um texto.
O texto deste artigo foi traduzido e publicado com a autorização da Edutopia:
Gordon, E. (2024, 12 de setembro). 5 Ways to Include Writing in Reading Intervention. Edutopia. https://www.edutopia.org/article/developing-early-literacy-skills-preschool.
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Elana Gordon
Elana Gordon é uma especialista em ensino da leitura K-6 na Warren Park Elementary School em Cicero, Illinois. Como bolsista da Fundação Goyen 2023-24, Elana defende e partilha estratégias de ensino que promovem práticas estruturadas de alfabetização. Trabalha na área da educação há 24 anos e é certificada em LETRS (Language Essentials for the Teachers of Reading and Spelling), que é recomendado pela International Dyslexia Association (IDA). É embaixadora do Capítulo de Illinois da The Reading League e membro da Illinois Early Literacy Coalition, um grupo que defende que todas as crianças aprendam a ler através de um ensino baseado em evidências. Elana é a criadora de um podcast interno no seu distrito escolar chamado The Road to Reading (O caminho para a leitura), que se centra na forma como os professores estão a alinhar o ensino com a ciência da leitura e na partilha das mudanças nas práticas pedagógicas dos professores.
Nota: © Excecionalmente, por se tratar de uma tradução que careceu de autorização, este trabalho tem todos os direitos reservados.