5 dicas para um professor bibliotecário numa nova escola
Acabou de chegar a uma escola onde não conhece ninguém? Tem de gerir uma ou mais bibliotecas no agrupamento? Por onde começar? Eis algumas sugestões que poderão ajudar a traçar o seu caminho.
1. Conheça e dê-se a conhecer!
📍 Apresente-se à direção, pergunte o que esperam de si, mostre entusiasmo e disponibilidade para colaborar com a escola.
📍 Não se isole. Frequente a sala de professores e participe nas atividades de receção, aproveitando para fazer contactos.
📍 Ofereça-se, no Conselho Pedagógico, para integrar a equipa responsável pela preparação das atividades de receção aos alunos.
📍 Envie um email a apresentar-se, juntamente com um infográfico «Como colaborar com a biblioteca? Como é que o professor bibliotecário pode ser útil?»
📍 Conheça as disciplinas e turmas atribuídas a cada docente.
📍 Conheça o(s) assistente(s) de bibliotecas. Converse com ele(s). Ouça-os, recolha as suas opiniões e sugestões.
📍 Organize listas de contactos de acordo com a distribuição de serviço que agilizarão o trabalho ao longo do ano.
2. «Sinta» a cultura da escola!
📍 Faça uma leitura breve dos principais documentos do agrupamento e inteire-se das prioridades do mesmo.
📍 Conheça a organização da escola/ agrupamento – quem é quem? Os coordenadores de área disciplinar de diretores de turma e responsáveis por projetos. Procure saber que dinâmicas de continuidade existem, projetos em curso, quem os coordena.
📍 Conheça a(s) biblioteca(s) que vai gerir: leia os principais documentos e retire deles o essencial (Regulamento da biblioteca, Plano de atividades do ano anterior, Plano de ação, Relatório de autoavaliação, Plano de Desenvolvimento da Coleção).
📍 «Estude» a(s) biblioteca(s) observando-a(s): perceba a organização e as dinâmicas, presencialmente e online. Faça perguntas ao assistente de biblioteca, a outros professores bibliotecários e aos docentes.
📍 Conheça as coleções e a respetiva política de desenvolvimento.
📍 Familiarize-se com os sistemas e instrumentos de registo de dados da(s) biblioteca(s).
📍 Tente compreender as dinâmicas próprias de cada escola.
📍 Não mude nada, por enquanto! Espere para tomar decisões.
3. Colabore: envolva, planifique, concretize!
📍 Não esqueça que a biblioteca faz parte da solução.
📍 Sente-se com a equipa (docentes, representante da direção e assistente de biblioteca).
📍 Ouça, faça perguntas e dê sugestões. Inteire-se do trabalho realizado e apresente novas soluções, tendo em conta as prioridades da RBE.
📍 Participe nas diferentes reuniões das equipas pedagógicas: departamentos/ grupos disciplinares, PAA, PADDE, Cidadania, Projetos, Ecoescolas, PNA…
📍 Faça um levantamento das possíveis formas de articulação com os colegas, não se afastando das prioridades: incluir, recuperar e inovar.
📍 Em conjunto com a equipa, e em linha com o trabalho realizado anteriormente, defina uma estratégia de atuação, priorizando a atuação de cordo com o contexto.
📍 Planifique o trabalho da equipa, em função do Plano Anual de Atividades. Agende as reuniões do ano com a equipa global, sem esquecer o(s) assiste(s) de biblioteca.
📍 Planifique as atividades, envolvendo os colegas e dando voz aos alunos.
📍 Articule com a direção em decisões que alterem o que se fazia ou que sejam novas apostas - dê conhecimento do plano anual de atividades e de projetos que pretenda implementar.
Tenha cuidado para não se dispersar com atividades avulso. Foque-se no essencial!
4. Conquiste os seus alunos!
📍 Prepare a biblioteca para os receber, introduzindo alguma novidade.
📍 Dê-se a conhecer: sorria e seja simpático.
📍 Convide as turmas a visitarem a(s) biblioteca(s) e surpreenda: ensine-lhes algo de novo, suscite a sua curiosidade…
📍 Ofereça-se para ajudar no percurso escolar, exemplificando o que podem fazer com a sua ajuda.
📍 Convide-os para integrarem projetos ou clubes.
📍 Mostre disponibilidade para acolher as suas iniciativas.
📍 Ouça-os: converse com eles, faça perguntas, disponibilize uma caixa de sugestões.
5. Integre o trabalho concelhio!
📍 Articule o seu trabalho com o coordenador interconcelhio. Converse com ele. Ouça as suas sugestões.
📍 Participe nas reuniões de trabalho das bibliotecas do seu concelho.
📍 Conheça os outros professores bibliotecários.
📍 Inteire-se das práticas de trabalho em rede.
📍 Aprofunde essas práticas através de contactos com os parceiros mais diretos.
📍 Colabore com ideias e sugestões.