5 dicas para um professor bibliotecário numa nova escola
Leitura 3 min |
Acabou de chegar a uma escola onde não conhece ninguém? Tem de gerir uma ou mais bibliotecas no agrupamento? Por onde começar? Eis algumas sugestões que poderão ajudar a traçar o seu caminho.
Conheça e dê-se a conhecer!
- Apresente-se à direção, pergunte o que esperam de si, mostre entusiasmo e disponibilidade para colaborar com a escola.
- Não se isole. Frequente a sala de professores e participe nas atividades de receção, aproveitando para fazer contactos.
- Ofereça-se, no Conselho Pedagógico, para integrar a equipa responsável pela preparação das atividades de receção aos alunos.
- Envie um email a apresentar-se, juntamente com um infográfico «Como colaborar com a biblioteca? Como é que o professor bibliotecário pode ser útil?»
- Conheça as disciplinas e turmas atribuídas a cada docente.
- Conheça o(s) assistente(s) de bibliotecas. Converse com ele(s). Ouça-os, recolha as suas opiniões e sugestões.
- Organize listas de contactos de acordo com a distribuição de serviço que agilizarão o trabalho ao longo do ano.
«Sinta» a cultura da escola!
- Faça uma leitura breve dos principais documentos do agrupamento e inteire-se das prioridades do mesmo.
- Conheça a organização da escola/ agrupamento – quem é quem? Os coordenadores de área disciplinar de diretores de turma e responsáveis por projetos. Procure saber que dinâmicas de continuidade existem, projetos em curso, quem os coordena.
- Conheça a(s) biblioteca(s) que vai gerir: leia os principais documentos e retire deles o essencial (Regulamento da biblioteca, Plano de atividades do ano anterior, Plano de ação, Relatório de autoavaliação, Plano de Desenvolvimento da Coleção).
- «Estude» a(s) biblioteca(s) observando-a(s): perceba a organização e as dinâmicas, presencialmente e online. Faça perguntas ao assistente de biblioteca, a outros professores bibliotecários e aos docentes.
- Conheça as coleções e a respetiva política de desenvolvimento.
- Familiarize-se com os sistemas e instrumentos de registo de dados da(s) biblioteca(s).
- Tente compreender as dinâmicas próprias de cada escola.
- Não mude nada, por enquanto! Espere para tomar decisões.
Colabore: envolva, planifique, concretize!
- Não esqueça que a biblioteca faz parte da solução.
- Sente-se com a equipa (docentes, representante da direção e assistente de biblioteca).
- Ouça, faça perguntas e dê sugestões. Inteire-se do trabalho realizado e apresente novas soluções, tendo em conta as prioridades da RBE.
- Participe nas diferentes reuniões das equipas pedagógicas: departamentos/ grupos disciplinares, PAA, PADDE, Cidadania, Projetos, Ecoescolas, PNA…
- Faça um levantamento das possíveis formas de articulação com os colegas, não se afastando das prioridades: incluir, recuperar e inovar.
- Em conjunto com a equipa, e em linha com o trabalho realizado anteriormente, defina uma estratégia de atuação, priorizando a atuação de cordo com o contexto.
- Planifique o trabalho da equipa, em função do Plano Anual de Atividades. Agende as reuniões do ano com a equipa global, sem esquecer o(s) assiste(s) de biblioteca.
- Planifique as atividades, envolvendo os colegas e dando voz aos alunos.
- Articule com a direção em decisões que alterem o que se fazia ou que sejam novas apostas - dê conhecimento do plano anual de atividades e de projetos que pretenda implementar.
Tenha cuidado para não se dispersar com atividades avulso. Foque-se no essencial!
Conquiste os seus alunos!
- Prepare a biblioteca para os receber, introduzindo alguma novidade.
- Dê-se a conhecer: sorria e seja simpático.
- Convide as turmas a visitarem a(s) biblioteca(s) e surpreenda: ensine-lhes algo de novo, suscite a sua curiosidade…
- Ofereça-se para ajudar no percurso escolar, exemplificando o que podem fazer com a sua ajuda.
- Convide-os para integrarem projetos ou clubes.
- Mostre disponibilidade para acolher as suas iniciativas.
- Ouça-os: converse com eles, faça perguntas, disponibilize uma caixa de sugestões.
Integre o trabalho concelhio!
- Articule o seu trabalho com o coordenador interconcelhio. Converse com ele. Ouça as suas sugestões.
- Participe nas reuniões de trabalho das bibliotecas do seu concelho.
- Conheça os outros professores bibliotecários.
- Inteire-se das práticas de trabalho em rede.
- Aprofunde essas práticas através de contactos com os parceiros mais diretos.
- Colabore com ideias e sugestões.