Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Está em preparação o 3º Congresso Literacia, Media e Cidadania, abrindo hoje, 25 de julho, a chamada de comunicações para a apresentação de propostas de comunicações e posters, a enviar para o endereço congressolmc@gmail.com até ao dia 31 de outubro de 2014. O Congresso, que se realizará a 17 e 18 de abril de 2015 em Lisboa, é organizado pelo GILM, Grupo Informal sobre Literacia Mediática constituído por diversas instituições públicas - Comissão Nacional da UNESCO, Conselho Nacional de Educação, Direção Geral de Educação, Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Gabinete para os Meios de Comunicação Social, Rádio e Televisão de Portugal, Rede de Bibliotecas Escolares e Universidade do Minho – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Reproduzimos parte do texto que faz a chamada de comunicações:

 

"Desta vez, propomos trazer a actualidade e a complexidade deste nosso mundo para o centro da reflexão. Daí termos escolhido para tema central dos debates precisamente este: “Literacia Mediática e Leituras Críticas do Mundo”.


A ideia central é a de que na sua diversidade, o mundo – tanto o global como o local – constitui um desafio e uma oportunidade, mas que precisa de ser acompanhado e lido com atenção e espírito crítico, como se de um texto se tratasse. O sentido do que acontece nem sempre ou quase nunca salta aos olhos. E precisamos de encontrar os instrumentos que nos ajudem nessa tarefa. Já não podemos confiar essa actividade a outros, como faziam os Romanos com os áugures que em Roma, observavam o voo ou do canto dos pássaros para adivinhar o futuro. Essa compreensão crítica advém da atenção e da análise dos acontecimentos, da partilha de informação e da participação à escala de cada um. Nós próprios construímos o “texto” da actualidade do mundo.


As respostas às velhas perguntas “onde estamos, de onde vimos e para onde vamos?” são hoje indissociáveis dos meios de comunicação e de informação. Através dos audiovisuais e das redes digitais eles conquistaram um tal lugar no quotidiano das pessoas e das sociedades que é quase impossível a vida sem aprender a usá-los, a compreender e a dominar os seus códigos, e a aperceber-se dos riscos e potencialidades que eles comportam, não só do ponto de vista técnico, mas também cultural e ético.


É através deles que podemos – ou não – aprender a ler o mundo em que vivemos. E ler é, como sempre foi, interpretar e dar sentido ao mundo e à vida. O que, na vertigem dos acontecimentos e na nebulosa que caracteriza tantos fenómenos, se torna cada vez mais necessário.

 

O 3º Congresso que por este meio é convocado aborda a Literacia, os Media e a Cidadania – três conceitos não independentes, mas conjugados entre si. A Literacia é o ângulo de abordagem; os Media são o contexto e a Cidadania é o horizonte de sentido de um edifício que é a vida social em construção."

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor