3 formas de começar a desenvolver as competências de literacia das crianças em idade pré-escolar
por Jacquelyn Bobien-Blanton*
As atividades adequadas ao desenvolvimento, centradas nas competências básicas de leitura, podem ajudar as crianças a divertirem-se ao mesmo tempo que aprendem.
Há muita conversa entre os educadores sobre a necessidade de melhorar os resultados da alfabetização das crianças. À medida que procuramos renovar a alfabetização nos primeiros anos, é importante considerar o período pré-escolar como um elemento da equação. O processo de desenvolvimento de competências de literacia fundamentais começa antes do jardim de infância. As crianças do jardim de infância têm um currículo constituído por todas as experiências que tiveram dos 0 aos 5 anos e esse currículo ditará se a leitura será ou não um desafio para elas.
Como é que desenvolvemos competências de literacia fundamentais no pré-escolar? Recorremos à investigação. A investigação do neurocientista cognitivo Stanislas Dehaene apoia a integração de competências autênticas de linguagem e literacia nas experiências quotidianas das crianças antes do jardim de infância. No pré-escolar, as crianças aprendem muitas competências importantes que irão contribuir para o desenvolvimento das competências de literacia, mas nenhuma é tão importante como as três seguintes: consciência do impresso, consciência fonológica e fonética. Neste artigo, vou partilhar atividades implementadas na minha sala de aula quando eu era professora, bem como atividades que os meus professores implementaram ao longo dos anos.
1. Apoiar a consciência do impresso
O primeiro passo a dar na alfabetização pré-escolar é a compreensão do funcionamento da linguagem escrita. A consciência do impresso permite-nos reconhecer letras, palavras e frases no nosso ambiente. Também envolve o conceito de que a impressão nos diz alguma coisa e dá-nos conhecimento sobre os livros e a direção da leitura. Desenvolvemos a consciência do impresso ao explorarmos a sua presença no nosso ambiente (em sinais, rótulos e logótipos na vida quotidiana) e nos livros. Diariamente, lemos em voz alta e discutimos as partes do livro, o ilustrador, o autor e a página de rosto.
Aponte letras, palavras, frases e letras maiúsculas no início das frases e explique os sinais de pontuação no final. Use o seu dedo para seguir o fluxo das palavras e mostre como o seu dedo se move quando chega à última palavra e passa para a linha seguinte para ler. Mostre às crianças todos os locais onde vemos letras impressas e as várias razões pelas quais as usamos, tais como mapas, ementas, direções, circulares de lojas, correio, revistas, calendários, listas de compras e diferentes tipos de livros.
2. Desenvolver a consciência fonológica
A segunda parte importante da literacia a considerar para os alunos do pré-escolar é a consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer e manipular os sons das palavras faladas. As atividades de apoio à consciência fonológica podem incluir jogos relacionados com a manipulação de sons, assim como ouvir, rimar, cantar e recitar canções de embalar. O objetivo é desenvolver competências de processamento auditivo, porque a consciência fonológica tem a ver com sons.
Para desenvolver competências auditivas, peça às crianças que fechem os olhos enquanto emite vários sons na sala (por exemplo, tocar uma campainha, andar, água a correr, sons de animais, veículos ou ferramentas). Crie jogos em que as crianças tenham de fazer corresponder os sons que ouvem. Com os meus alunos, fiz dois conjuntos de abanadores de som com pequenas garrafas de água. Coloquei vários objetos em cada uma delas, como moedas, feijões, arroz, terra, água, areia e algodão. Pode misturar as garrafas e deixar os seus alunos encontrarem os pares.
Identificar palavras que rimam é uma parte fundamental da consciência fonológica. Pode explicar às suas crianças do pré-escolar que as palavras que rimam têm o mesmo som no final. Para ajudar os alunos a desenvolverem esta competência, leia-lhes rimas infantis e peça-lhes para levantarem o polegar ou fazerem um movimento (como saltar, bater palmas, pisar, bater, etc.) quando ouvirem as palavras que rimam. Faça uma pausa antes de chegar à palavra que rima e peça às crianças que a digam. Ou então, peça aos seus alunos que forneçam uma nova palavra que rime (uma palavra real ou sem sentido).
Também pode tentar jogar ao “Eu vejo…”. Pode dizer: “Estou vejo uma coisa que rima com "par", e um aluno pode dizer “saltar”. Pode jogar Bingo utilizando palavras que rimam e incluir a imagem do objeto com a palavra por baixo (por exemplo, sol e caracol, pato e sapato, bola e mola, cão e pão).
Também pode desenvolver competências de aliteração ajudando as crianças a desenvolverem o ouvido para identificarem palavras que têm a mesma letra ou som no início em pares de palavras que estão próximas umas das outras. Por exemplo, diga pares de palavras e peça às crianças para saltarem, pularem ou baterem quando ouvirem um par aliterativo (por exemplo, “meia maluca”, “gato guloso” ou “tia taralhouca”). Recite com as crianças trava-línguas como “O rato roeu a rolha do garrafão do rei de Roma” ou “A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.” Substituir novos sons iniciais em frases aliterativas familiares. Por exemplo, peça às crianças para dizerem: “Carlos Correia correu pela cidade” com o som “P” em vez do som “C”: “Parlos Porreia porreu pela pidade”.
3. Incentivar a fonética
No nível pré-escolar, a fonética consiste simplesmente em ajudar as crianças a reconhecerem as relações som-símbolo, fazendo corresponder os nomes das letras (grafemas) aos sons das letras correspondentes (fonemas). Os meus professores e eu envolvemos as crianças em jogos em que fazem corresponder letras maiúsculas a maiúsculas, minúsculas a minúsculas ou maiúsculas a minúsculas. Faça recortes de letras utilizando diferentes tipos de materiais, como lixa, feltro ou cartolina, e deixe as crianças explorarem as letras enquanto aponta os diferentes tipos de linhas que formam as letras (ou seja, retas, horizontais, verticais, diagonais, curvas).
Os jogos em que as crianças identificam os nomes das letras e os sons correspondentes também podem ser divertidos. Utilize teclados antigos e chame as letras para que as crianças as encontrem e as carreguem no teclado e depois façam o som correspondente. Pode também recolher tampas de garrafas de água ou utilizar cartões e escrever uma letra em cada topo de A a Z (maiúsculas e minúsculas). Utilize os materiais para fazer jogos com as crianças, como pôr as letras por ordem, perguntar que letra vem antes ou depois de determinada letra. Para um envolvimento ainda mais pessoal, pode permitir que as crianças escrevam os seus nomes e façam corresponder as letras maiúsculas e minúsculas.
Um último jogo a experimentar é “passar a letra”. Dê a cada criança uma folha de cartolina com uma letra. Incentive as crianças a continuarem a passar as letras de mão em mão até o professor dizer para pararem. Peça às crianças que encontrem o amigo que tem a letra que vem antes ou depois da letra que têm na mão e que façam o som correspondente à letra. À medida que as crianças se familiarizam com as letras e os sons, podem começar a criar famílias de palavras. Mantenha a base da família unida e mude apenas a letra inicial, por exemplo, usando “_ato” para que as crianças possam criar “gato”, “pato” ou “mato”. Certifique-se apenas de que nomeiam a letra e fazem o som para criarem a palavra.
Estes tipos de jogos são divertidos, interativos, adequados ao desenvolvimento e práticos. Exigem que sejamos intencionais na construção de competências fundamentais de literacia na educação pré-escolar.
O texto deste artigo foi traduzido e publicado com a autorização da Edutopia:
Bobien-Blanton, J. (2025, 18 de fevereiro). Developing Early Literacy Skills in Preschool. Edutopia. https://www.edutopia.org/article/developing-early-literacy-skills-preschool.
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* Jacquelyn Bobien-Blanton
A Dra. Jacquelyn Bobien-Blanton, uma distinta educadora com quase três décadas de experiência, desempenha atualmente as funções de diretora executiva da aprendizagem precoce nas Escolas Públicas de Orange Township, em Nova Jérsia. É responsável pela experiência educativa dos alunos mais jovens do distrito, incluindo o desenvolvimento das suas competências de literacia precoce. A Dra. Blanton tem um doutoramento da Walden University e é certificada em várias áreas da educação, incluindo do pré-escolar ao terceiro ano, ensino básico e administração da educação (supervisora e diretora).
Sítio Web: http://www.drjackieblanton.com
Nota: © Excecionalmente, por se tratar de uma tradução que careceu de autorização, este trabalho tem todos os direitos reservados.