Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




2.jpg

 

"Será que o que consideramos "tecnologia" tem um impacto assim tão positivo nas nossas vidas? Será que a tecnologia não produz também efeitos negativos na forma como vivemos e pensamos e no modo como interagimos com os outros? Como é que a Humanidade se relaciona com o avanço da tecnologia?" Eis algumas das questões problematizadas por Thomas Childs no trabalho vencedor da 2.ª edição do Concurso Ensaio Filosófico no Ensino Secundário, "Uma encruzilhada do século XXI - Tecnologia e Humanidade".

 

Consciente do caminho percorrido e da sua proficuidade, Thomas Childs afirmou, convictamente, o seguinte, aquando da entrega do prémio, no Dia Mundial da Filosofia, na Escola Secundária de Camões: "Não pensei que fosse aprender tanto como aprendi ao longo de todo o processo de concepção e de criação do trabalho, que foi uma experiência que considero essencial para qualquer estudante, seja de que área for, porque não só nos ensina a pensar, em geral, como nos ajuda a projetar de forma rigorosa e refletida qualquer trabalho académico. Posso comprovar que é um esforço em tudo produtivo e que será, indubitavelmente, útil no futuro. Não posso [ainda] deixar de sublinhar a forma como este trabalho comprovou a importância da Filosofia para a análise e discussão de temas contemporâneos como o que foi escolhido por mim, assuntos diretamente palpáveis na nossa vida do dia-a-dia e com um impacto evidente e incontornável na existência de cada um de nós. Deixo aqui um apelo aos meus colegas para tentarem participar numa das edições futuras deste concurso."

 

 

Promovido pela ApF em parceria com a RBE, a 3.ª edição do Concurso Ensaio Filosófico no Ensino Secundário, lançada no passado dia 17 de novembro, decorre até ao dia 1 de junho de 2017, de acordo com o respetivo Regulamento.

 

 

                                                                                                                                                                           Isabel Nina

Coordenadora interconcelhia

 

Conteúdo relacionado:

Autoria e outros dados (tags, etc)



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor