Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




atas.png

 Fonte | U. do Minho | 25 e 26 março 2011

 

Actas do 1º Congresso Nacional

 

Sumário

Capa, ficha técnica e índice geral PDF
.. ..  
 

Conferência de Abertura

Pantallas en la sociedad audiovisual: edu-comunicación y nuevas competencias PDF
José Ignacio Aguaded Gómez 11-22
 

Sessões Plenárias

Acessos e literacias digitais: resultados portugueses do inquérito europeu EU Kids Online PDF
Cristina Ponte 23-38
... PDF
Jānis Kārkliņš 39-40
“An European approach to media literacy" PDF
Matteo Zacchetti 41-44
Questão de confiança PDF
Teresa Paixão 45-48
Os media, as literacias e a cidadania PDF
Vítor Reia-Baptista 49-58
Educação para os média: é urgente formar professores PDF
Vitor Tomé 59-70
 

Literacia da informação e dos media

A hibridação das literacias: métodos GeoNeoLógicos na sociedade da investigação PDF
Pedro José Oliveira de Andrade 71-90
Aprender com o coração: o papel das emoções na literacia mediática PDF
Ana Paula Margarido de Azevedo 91-100
Literacia crítica mediática: em defesa de uma iconoclastia geral PDF
Rui Alberto Mateus Pereira 101-114
Formação para a literacia da informação: perspectivas de diferentes actores PDF
Maria Inês Peixoto Braga 115-126
 

Media, tecnologias e cidadania

Os efeitos da convergência nos media noticiosos PDF
Carlos Canelas 127-140
Literacia e cultura de massas: um binómio impossível? PDF
Ana Cristina Correia Gil 141-148
Eu e os outros – avaliação de um recurso educativo digital PDF
Ana Filipa Soledade, Susana Henriques 149-156
Políticas tecnológicas educativas em Portugal: do Projecto Minerva à iniciativa e-Escolinha PDF
Sara Pereira, Luís Pereira 157-168
 

 

Os novos ambientes digitais: agir para incluir

Perspectivas sobre info-exclusão no ciberespaço lusófono PDF
Lurdes Macedo, Rosa Cabecinhas, Isabel Macedo 169-182
Agir contra o cyberbullying – manual de formação PDF
Armanda Matos, Teresa Pessoa, João Amado, Thomas Jäger 183-196
Rede social de leitores juniores - as comunidades de prática de leitura on-line e a promoção da literacia e cidadania PDF
Cassia Furtado, Cátia Resende, Paulo Valbom, Lídia Oliveira 197-208
As representações de género nas revistas portuguesas de informação generalista: em busca de uma cidadania inclusiva PDF
Carla Cerqueira, Sara Isabel Magalhães, Rosa Cabecinhas, Conceição Nogueira 209-220
 

Da estante para o ecrã: as bibliotecas no contexto digital

Acrescentar e ampliar leituras: projectos da Biblioteca Municipal do Seixal para a literacia visual PDF
Vera Maria da Silva 221-238
O papel da web 2.0: da promoção das bibliotecas escolares às questões de marketing PDF
Pedro Rafael Neto Gomes, António Pereira Pais, Maria da Graça Guilherme de Almeida Sardinha 239-250
A presença das bibliotecas escolares na web e a promoção das literacias – relatos de boas práticas PDF
João Paulo da Silva Proença 251-266
As bibliotecas escolares portuguesas no facebook e o seu papel na promoção da literacia da informação PDF
Luísa Alvim 267-282
Estratégias para demonstrar o valor da biblioteca escolar e obter colaboração PDF
Maria do Céu Gomes Dias Rodrigues 283-294
O impacto do contexto tecnológico no desenvolvimento da “arquitectura cerebral” para a leitura PDF
Teresa Silveira 295-312
 

Perspectivas críticas sobre televisão e publicidade

Tv local, sociedade civil e cidadania: o caso português PDF
Cristina Tereza Salvador Rebelo 313-324
Meios auxiliares de comunicação para televisão: perspectivas futuras em portugal PDF
Rita Oliveira, Telmo Silva, Jorge Ferraz de Abreu, Ana Margarida Almeida 325-334
Literacia, comunicação e cidadania: a televisão como parte da solução, o caso do canal K SIC PDF
Maria da Conceição Lopes, Hugo Pereira 335-346
Funções assumidas pela publicidade na sociedade da informação PDF
Renata Suely de Freitas, Teresa Ruão 347-356
Semiótica social e literacia para os media: os significados sociais construídos pelas publicidades da revista Visão Júnior PDF
Flaviane Faria Carvalho 357-370
 

O cinema e a imagem como ferramentas pedagógicas

“O meu castelo é melhor do que o teu”, uma experiência pedagógica com o cinema de animação PDF
Paulo Alexandre D`Alva Baptista, António Costa Valente 371-386
Projecto cinema para as escolas PDF
Rodrigo Miguel dos Santos Francisco 387-398
A literacia visual desde “quem os meus professores pensam que sou?”: uma análise sobre as imagens que os professores mostram aos seus alunos PDF
Ricardo Reis 399-416
A cidade como tela mediática – Setúbal, um estudo de caso PDF
Helena de Sousa Freitas 417-426
Ver para Ler PDF
Graça Lobo, Isa Catarina Mateus 427-434
 

Literacia mediática e cidadania

Democracia, auto-capacitação e redes sociais na formação de jornalistas PDF
Carla Patrão, António Dias de Figueiredo 435-448
Literacia mediática e cidadania. Perfis de estudantes universitários da Grande Lisboa: enquadramento teórico-conceptual, questões metodológicas e operacionais PDF
Paula Cristina do Rosário Lopes 449-462
Observatórios de media, cidadania e educação para os meios: sugestões baseadas numa pesquisa sobre imprensa regional PDF
João Carlos Correia, José Ricardo Carvalheiro, Ricardo Morais, João Carlos Sousa 463-476
 

Redes sociais e literacia digital

Quando a internet (in)tranquiliza PDF
Hermínia Marques, José Lagarto 477-492
Literacia dos media, redes sociais e ambiente web 2.0 PDF
Belinha de Abreu 493-504
Twitter: como uma nova mídia modificou a rotina produtiva de jornalistas em Teresina PDF
Tamires Ferreira Coelho 505-514
A literacia da informação europeia e o exercício dos direitos de cidadania PDF
Ana Lúcia Terra 515-528
 

O legado da imprensa na construção de uma identidade crítica

“A Bruxinha, dez anos no papel de um jornal, na formação de futuros leitores” PDF
Sílvia Maria Teixeira Alves 529-536
Jornais escolares e a promoção da literacia cívica e mediática PDF
Maria José Brites 537-548
Projecto Trigal Jornal Escolar, doze anos de existência PDF
Alexandra Vieira, Alfredo Oliveira 549-562
Diário de Coimbra nas escolas PDF
Carina Leal, Ana Santos, Armanda Matos 563-572
“Diário do Lagarteiro”: mais do que um jornal… PDF
Maria João Pereira, Marta Pais 573-588
 

Recursos para promover a literacia dos media

Análise e produção de mensagens media a partir de um vídeo do youtube: uma experiência na aula de inglês com uma turma de 9º ano PDF
Valentina Maria Piteira Valente 589-598
As tecnologias móveis no contexto da aprendizagem formal PDF
Fátima Santana Lancha 599-612
O que vês tu?O poder das imagens no contexto da vida responsável PDF
Maria Alcina Velho Dourado da Silva 613-626
Movíes – mostra de vídeos escolares PDF
Paulo Jorge dos Reis Nobre Rodrigues 627-632
 

Crianças, jovens e media

Celebridades e jovens: de recursos para a literacia mediática à literacia para o consumo PDF
Ana Margarida Ferreira Rato Jorge 633-646
Jornalismo e direitos infantis: a voz de crianças e jovens na produção, recepção e monitorização do discurso noticioso PDF
Lidia Marôpo 647-658
A família e a escola: os desafios da educação para os media PDF
Ricardo José Pinheiro Morais 659-674
Jovens, media e estereótipos. diário de campo numa escola dita problemática PDF
Raquel Pacheco 675-682
Infância protegida? A imagem mediática das crianças aos olhos do provedor PDF
Madalena Oliveira, Sara Pereira, Rui Ramos, Paula Cristina Martins 683-694
 

A participação em diferentes esferas sociais

O lugar da participação dos cidadãos nos media:o caso do programa ‘Banda Ampla’ da TV3 da Catalunha PDF
Fábio Fonseca Ribeiro 695-708
A e-participação nos municípios online: estudo de oito autarquias portuguesas PDF
Teresa Gouveia, Maria João Antunes 709-718
OncologiaPediatrica.org e TalkingAboutCancer.org:A importância dos media participativos na mobilização para a cidadania na luta contra o cancro PDF
Nuno Duarte Martins, Heitor Manuel Pereira Pinto da Cunha e Alvelos, Daniel da Cruz Brandão 719-728
 

Simpósio de Literaria Fílmica (organização do CIAC-UAlg)

“Produção de um programa didáctico no âmbito da literacia cinematográfica” PDF
Ana Luísa Fernandes José Gonçalves 729-742
Cinema e Filosofia em diálogo: a utilização de obras cinematográficas na aula de Filosofia PDF
Ana Lúcia Luz e Brito Correia 743-752
Quem deve viver, quem precisa morrer - a importância semiótica das narrativas dos filmes de ficção científica na manutenção da ordem sociocultural dos gêneros e das sexualidades PDF
Edilson Brazil de Souza Júnior 753-768
A literacia dos media e a literacia fílmica na construção das memórias culturais colectivas PDF
Vítor Reia-Baptista 769-776
Cadernos de Cinema: uma proposta de material didáctico de apoio à disciplina de Cinema PDF
Pedro José Félix Baptista Neves 777-786
 

Posters

Promoção da aquisição da literacia mediática através do projecto Scratch’ando com o sapo na infância PDF
Ana Patrícia Oliveira, Maria da Conceição Lopes 787-796
A educação para os media: uma abordagem teórica acerca do conceito e da sua aplicação no contexto educativo PDF
Ana Patrícia Soares da Silveira 797-810
Fora de Portas, os media na escola… PDF
Eduardo Manuel Ferreira Naia 811-820
Os conteúdos midiáticos sobre padrões de beleza pela ótica adolescente: uma proposta de multiletramento para o ensino médio PDF
Gisele Cristina Cohen Fonseca 821-834
O lugar das redes sociais na escola – as perspectivas dos professores PDF
Luís Pereira, Sara Pereira 835-846
 

Discurso de Encerramento do Ministro dos Assuntos Parlamentares

... PDF
Jorge Lacão 847-850
 

Literacia dos media Declaração de Braga

... PDF
Conselho Nacional da UNESCO, Conselho Nacional da Educação, Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Gabinete para os Medios de Comunicação Social, Ministério da Educação, UMIC-Agência para a Sociedade do Conhecimento-Graça Simões, Universidade do Minho-Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
 

Etiquetas:



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Twitter



Perfil SAPO

foto do autor