Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 15.11.16

1º Congresso Nacional Literacia, Media e Cidadania | atas

atas.png

 Fonte | U. do Minho | 25 e 26 março 2011

 

Actas do 1º Congresso Nacional

 

Sumário

Capa, ficha técnica e índice geralPDF
.. .. 
 

Conferência de Abertura

Pantallas en la sociedad audiovisual: edu-comunicación y nuevas competenciasPDF
José Ignacio Aguaded Gómez11-22
 

Sessões Plenárias

Acessos e literacias digitais: resultados portugueses do inquérito europeu EU Kids OnlinePDF
Cristina Ponte23-38
...PDF
Jānis Kārkliņš39-40
“An European approach to media literacy"PDF
Matteo Zacchetti41-44
Questão de confiançaPDF
Teresa Paixão45-48
Os media, as literacias e a cidadaniaPDF
Vítor Reia-Baptista49-58
Educação para os média: é urgente formar professoresPDF
Vitor Tomé59-70
 

Literacia da informação e dos media

A hibridação das literacias: métodos GeoNeoLógicos na sociedade da investigaçãoPDF
Pedro José Oliveira de Andrade71-90
Aprender com o coração: o papel das emoções na literacia mediáticaPDF
Ana Paula Margarido de Azevedo91-100
Literacia crítica mediática: em defesa de uma iconoclastia geralPDF
Rui Alberto Mateus Pereira101-114
Formação para a literacia da informação: perspectivas de diferentes actoresPDF
Maria Inês Peixoto Braga115-126
 

Media, tecnologias e cidadania

Os efeitos da convergência nos media noticiososPDF
Carlos Canelas127-140
Literacia e cultura de massas: um binómio impossível?PDF
Ana Cristina Correia Gil141-148
Eu e os outros – avaliação de um recurso educativo digitalPDF
Ana Filipa Soledade, Susana Henriques149-156
Políticas tecnológicas educativas em Portugal: do Projecto Minerva à iniciativa e-EscolinhaPDF
Sara Pereira, Luís Pereira157-168
 

 

Os novos ambientes digitais: agir para incluir

Perspectivas sobre info-exclusão no ciberespaço lusófonoPDF
Lurdes Macedo, Rosa Cabecinhas, Isabel Macedo169-182
Agir contra o cyberbullying – manual de formaçãoPDF
Armanda Matos, Teresa Pessoa, João Amado, Thomas Jäger183-196
Rede social de leitores juniores - as comunidades de prática de leitura on-line e a promoção da literacia e cidadaniaPDF
Cassia Furtado, Cátia Resende, Paulo Valbom, Lídia Oliveira197-208
As representações de género nas revistas portuguesas de informação generalista: em busca de uma cidadania inclusivaPDF
Carla Cerqueira, Sara Isabel Magalhães, Rosa Cabecinhas, Conceição Nogueira209-220
 

Da estante para o ecrã: as bibliotecas no contexto digital

Acrescentar e ampliar leituras: projectos da Biblioteca Municipal do Seixal para a literacia visualPDF
Vera Maria da Silva221-238
O papel da web 2.0: da promoção das bibliotecas escolares às questões de marketingPDF
Pedro Rafael Neto Gomes, António Pereira Pais, Maria da Graça Guilherme de Almeida Sardinha239-250
A presença das bibliotecas escolares na web e a promoção das literacias – relatos de boas práticasPDF
João Paulo da Silva Proença251-266
As bibliotecas escolares portuguesas no facebook e o seu papel na promoção da literacia da informaçãoPDF
Luísa Alvim267-282
Estratégias para demonstrar o valor da biblioteca escolar e obter colaboraçãoPDF
Maria do Céu Gomes Dias Rodrigues283-294
O impacto do contexto tecnológico no desenvolvimento da “arquitectura cerebral” para a leituraPDF
Teresa Silveira295-312
 

Perspectivas críticas sobre televisão e publicidade

Tv local, sociedade civil e cidadania: o caso portuguêsPDF
Cristina Tereza Salvador Rebelo313-324
Meios auxiliares de comunicação para televisão: perspectivas futuras em portugalPDF
Rita Oliveira, Telmo Silva, Jorge Ferraz de Abreu, Ana Margarida Almeida325-334
Literacia, comunicação e cidadania: a televisão como parte da solução, o caso do canal K SICPDF
Maria da Conceição Lopes, Hugo Pereira335-346
Funções assumidas pela publicidade na sociedade da informaçãoPDF
Renata Suely de Freitas, Teresa Ruão347-356
Semiótica social e literacia para os media: os significados sociais construídos pelas publicidades da revista Visão JúniorPDF
Flaviane Faria Carvalho357-370
 

O cinema e a imagem como ferramentas pedagógicas

“O meu castelo é melhor do que o teu”, uma experiência pedagógica com o cinema de animaçãoPDF
Paulo Alexandre D`Alva Baptista, António Costa Valente371-386
Projecto cinema para as escolasPDF
Rodrigo Miguel dos Santos Francisco387-398
A literacia visual desde “quem os meus professores pensam que sou?”: uma análise sobre as imagens que os professores mostram aos seus alunosPDF
Ricardo Reis399-416
A cidade como tela mediática – Setúbal, um estudo de casoPDF
Helena de Sousa Freitas417-426
Ver para LerPDF
Graça Lobo, Isa Catarina Mateus427-434
 

Literacia mediática e cidadania

Democracia, auto-capacitação e redes sociais na formação de jornalistasPDF
Carla Patrão, António Dias de Figueiredo435-448
Literacia mediática e cidadania. Perfis de estudantes universitários da Grande Lisboa: enquadramento teórico-conceptual, questões metodológicas e operacionaisPDF
Paula Cristina do Rosário Lopes449-462
Observatórios de media, cidadania e educação para os meios: sugestões baseadas numa pesquisa sobre imprensa regionalPDF
João Carlos Correia, José Ricardo Carvalheiro, Ricardo Morais, João Carlos Sousa463-476
 

Redes sociais e literacia digital

Quando a internet (in)tranquilizaPDF
Hermínia Marques, José Lagarto477-492
Literacia dos media, redes sociais e ambiente web 2.0PDF
Belinha de Abreu493-504
Twitter: como uma nova mídia modificou a rotina produtiva de jornalistas em TeresinaPDF
Tamires Ferreira Coelho505-514
A literacia da informação europeia e o exercício dos direitos de cidadaniaPDF
Ana Lúcia Terra515-528
 

O legado da imprensa na construção de uma identidade crítica

“A Bruxinha, dez anos no papel de um jornal, na formação de futuros leitores”PDF
Sílvia Maria Teixeira Alves529-536
Jornais escolares e a promoção da literacia cívica e mediáticaPDF
Maria José Brites537-548
Projecto Trigal Jornal Escolar, doze anos de existênciaPDF
Alexandra Vieira, Alfredo Oliveira549-562
Diário de Coimbra nas escolasPDF
Carina Leal, Ana Santos, Armanda Matos563-572
“Diário do Lagarteiro”: mais do que um jornal…PDF
Maria João Pereira, Marta Pais573-588
 

Recursos para promover a literacia dos media

Análise e produção de mensagens media a partir de um vídeo do youtube: uma experiência na aula de inglês com uma turma de 9º anoPDF
Valentina Maria Piteira Valente589-598
As tecnologias móveis no contexto da aprendizagem formalPDF
Fátima Santana Lancha599-612
O que vês tu?O poder das imagens no contexto da vida responsávelPDF
Maria Alcina Velho Dourado da Silva613-626
Movíes – mostra de vídeos escolaresPDF
Paulo Jorge dos Reis Nobre Rodrigues627-632
 

Crianças, jovens e media

Celebridades e jovens: de recursos para a literacia mediática à literacia para o consumoPDF
Ana Margarida Ferreira Rato Jorge633-646
Jornalismo e direitos infantis: a voz de crianças e jovens na produção, recepção e monitorização do discurso noticiosoPDF
Lidia Marôpo647-658
A família e a escola: os desafios da educação para os mediaPDF
Ricardo José Pinheiro Morais659-674
Jovens, media e estereótipos. diário de campo numa escola dita problemáticaPDF
Raquel Pacheco675-682
Infância protegida? A imagem mediática das crianças aos olhos do provedorPDF
Madalena Oliveira, Sara Pereira, Rui Ramos, Paula Cristina Martins683-694
 

A participação em diferentes esferas sociais

O lugar da participação dos cidadãos nos media:o caso do programa ‘Banda Ampla’ da TV3 da CatalunhaPDF
Fábio Fonseca Ribeiro695-708
A e-participação nos municípios online: estudo de oito autarquias portuguesasPDF
Teresa Gouveia, Maria João Antunes709-718
OncologiaPediatrica.org e TalkingAboutCancer.org:A importância dos media participativos na mobilização para a cidadania na luta contra o cancroPDF
Nuno Duarte Martins, Heitor Manuel Pereira Pinto da Cunha e Alvelos, Daniel da Cruz Brandão719-728
 

Simpósio de Literaria Fílmica (organização do CIAC-UAlg)

“Produção de um programa didáctico no âmbito da literacia cinematográfica”PDF
Ana Luísa Fernandes José Gonçalves729-742
Cinema e Filosofia em diálogo: a utilização de obras cinematográficas na aula de FilosofiaPDF
Ana Lúcia Luz e Brito Correia743-752
Quem deve viver, quem precisa morrer - a importância semiótica das narrativas dos filmes de ficção científica na manutenção da ordem sociocultural dos gêneros e das sexualidadesPDF
Edilson Brazil de Souza Júnior753-768
A literacia dos media e a literacia fílmica na construção das memórias culturais colectivasPDF
Vítor Reia-Baptista769-776
Cadernos de Cinema: uma proposta de material didáctico de apoio à disciplina de CinemaPDF
Pedro José Félix Baptista Neves777-786
 

Posters

Promoção da aquisição da literacia mediática através do projecto Scratch’ando com o sapo na infânciaPDF
Ana Patrícia Oliveira, Maria da Conceição Lopes787-796
A educação para os media: uma abordagem teórica acerca do conceito e da sua aplicação no contexto educativoPDF
Ana Patrícia Soares da Silveira797-810
Fora de Portas, os media na escola…PDF
Eduardo Manuel Ferreira Naia811-820
Os conteúdos midiáticos sobre padrões de beleza pela ótica adolescente: uma proposta de multiletramento para o ensino médioPDF
Gisele Cristina Cohen Fonseca821-834
O lugar das redes sociais na escola – as perspectivas dos professoresPDF
Luís Pereira, Sara Pereira835-846
 

Discurso de Encerramento do Ministro dos Assuntos Parlamentares

...PDF
Jorge Lacão847-850
 

Literacia dos media Declaração de Braga

...PDF
Conselho Nacional da UNESCO, Conselho Nacional da Educação, Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Gabinete para os Medios de Comunicação Social, Ministério da Educação, UMIC-Agência para a Sociedade do Conhecimento-Graça Simões, Universidade do Minho-Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
 

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0