Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




11º Aniversário do Rómulo | convite

Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

24.11.19

Cartaz-11º ANIV..png

Clique na imagem para a ver maior

 

RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra abriu as suas portas no dia de 24 de Novembro de 2008, dia de aniversário do professor e poeta Rómulo de Carvalho e Dia Nacional da Cultura Científica, no edifício do Departamento de Física daquela Universidade.

No próximo dia 
25 de Novembro, o RÓMULO comemora os onze anos de funcionamento como centro de recursos para a difusão da cultura científica na sociedade e aprendizagem das ciências. Para Carlos Fiolhais, director do Centro, este é um dos sítios do país onde a Ciência tem estado mais viva ao serviço da sociedade e da cultura. Há um ano, abrimos a escola Ciência Viva, com as escolas do município de Cantanhede, e este ano inauguramos uma moderna oficina aberta a todos e uma exposição, que depois circulará pelo país, sobre as mulheres cientistas.

Biblioteca do Rómulo passou dos cerca de 3000 títulos iniciais para cerca de 50000 itens, uma notável colecção de livros, revistas, CD e DVD sobre os mais variados temas de ciência e sociedade à disposição todos os interessados.

Pelas 15h00, abrirá a exposição "Ciência no Feminino" que mostra as maiores cientistas de sempre no mundo e em Portugal, a que se seguirá, pelas 15h15 a inauguração do Dòing – Espaço maker, pelo Dr. Pedro Pombo, Director da Fábrica Centro Ciência Viva da Universidade de Aveiro, que fará a apresentação deste espaço oficinal e orientará os workshops de apresentação desta oficina, espaço único em Coimbra e na Universidade.

Pelas 17h00, terá lugar a palestra intitulada "O Nobel da Física de 2019: James Peebles e a Cosmologia Física", pelo Professor Paulo Crawford da Universidade de Lisboa, que abordará a origem do Universo, incluindo os mistérios da energia negra e da matéria negra. Carlos Fiolhais, director do RÓMULO, apresentará o convidado. A sessão é aberta ao público em geral, havendo lugar a diálogo com o orador.

A celebração terminará com o bolo de aniversário e o já habitual Magusto às 18h00.

Estão todos convidados a participar na festa!

Evento no Facebook
Mais de uma década de Rómulo a abrir as portas da ciência ao mundo - Notícia UC
Facebook
Instagram
Site



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor