Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 20.12.22

10 anos de histórias com o programa de rádio “LEITURAS E COMPANHIA”

2022-12-20 PQ.png

O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca celebrou no dia 10 de dezembro a emissão 500 do programa semanal de rádio “Leituras e Companhia”, da responsabilidade da Biblioteca Escolar, que vai para o ar todos os sábados, entre as 12 e as 13 horas, na “Barca FM”  (Ideia com Mérito RBE, 2015).

O auditório municipal foi o local escolhido para juntar muitos dos colaboradores - alunos e professores - deste projeto com 10 anos, mas também a Direção do Agrupamento de Escolas, responsáveis da “Barca FM”, o Presidente da Câmara Municipal e os Vereadores.

Uma festa de reconhecimento e aplauso aos muitos alunos e docentes que, ao longo da última década, se envolveram nesta dinâmica de grande impacto na formação dos mais novos, pois desde a primeira emissão do “Leituras e Companhia” (3 de novembro de 2012) muitas foram as histórias que semana a semana, mesmo nos períodos de interrupção das atividades letivas, nas férias escolares e nos confinamentos, o programa foi emitido.

Este programa de rádio semanal implica um trabalho colaborativo de alunos e professores num trabalho contínuo não só em prol do desenvolvimento de competências da literacia digital e dos media, num exercício permanente dos domínios da leitura, da expressão escrita e da oralidade, em que a competência da comunicação e o respeito pelos direitos autorais são uma marca, mas também na formação de cidadãos habilitados para encarar com autonomia e pensamento crítico os desafios do século XXI.

Este excelente exemplo de cidadania ativa, nesta comunidade do Alto Minho, sob a tutela das bibliotecas escolares tem sido reconhecido por várias entidades e organismos como “Observatório sobre Media, Informação e Literacia” da UM , o “Ouvido Crítico”  (27/04/2021)  e ainda Congresso do Ano Iberoamericano das Bibliotecas (10/10/2021), além da Rede de Bibliotecas Escolares que apoiou financeiramente o projeto – Ideias com mérito, 2015 e EmBarca na Escrita, 2020.

Não podendo estar presente, o Ministro da Educação fez questão de se associar, enviando a sua palavra de felicitação pelo trabalho de promoção das literacias e de formação de cidadãos autónomos, críticos e livres.

 

A leitura é um passaporte para a liberdade, para a cidadania, para não nos deixarmos manipular”. E a “liberdade é uma condição para sermos humanos.”

João Costa

O titular da pasta da Educação deixou ainda uma palavra de incentivo para que este “trabalho extraordinário continue em direção ao programa mil ou mil e quinhentos, porque é bom haver projetos como este, que estão ao serviço da missão da Escola, que é transformar vidas”.

A energia e carinho sentidos nesta cerimónia, confirmam que o “Leituras e Companhia” vai continuar semanalmente a ser ouvido pela Rádio Barca FM fortalecendo a ligação entre a comunidade escolar e o meio em que está inserida, sempre com muitas leituras & companhias.

_____________________________________________________________________________________________________________________