Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qui | 15.01.09

SeguraNet e RBE


Representantes da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas/Plano Tecnológico da Educação (ERTE/PTE), deslocaram-se ao Gabinete da RBE, no passado dia 13, para expor aos coordenadores locais e inter-concelhios das Bibliotecas Escolares e aos elementos do Gabinete, o projecto SeguraNet.
Foi salientada a crescente importância da Educação para os Média e para a Segurança na Internet, tanto mais que o acesso às tecnologias informáticas e à Net estão a aumentar substancialmente com os programas E-Escola e E-Escolinha. Com esse acesso crescente prevê-se, tal como tem vindo a acontecer noutros países, um grande aumento das ilegalidades, fraudes e todo o tipo de riscos associados à utilização da rede, os quais têm sempre como um dos alvos preferenciais, pela sua maior vulnerabilidade, os utilizadores mais jovens. E como proibir não resolve a questão, é fundamental tentarmos com as tecnologias informáticas, o que não fizemos com a televisão - explorar o seu potencial pedagógico e educar para a sua utilização segura e criativa. Daí o lema: «Tu decides por onde vais».
Este encontro também permitiu, uma vez mais, reafirmar a necessidade de colaboração, a todos os níveis, entre RBE e ERTE/PTE, até porque a utilização consciente e crítica da Net não engloba apenas a prevenção de riscos e crimes informáticos, mas igualmente a promoção de competências no âmbito das literacias de informação, um dos objectivos centrais do programa RBE. Já aqui divulgámos, em Dezembro, a página SeguraNet, http://www.seguranet.pt/, cuja exploração recomendamos vivamente. Alunos, pais, professores e Escolas encontram no sítio um conjunto diversificado de informações, conselhos, recursos e sugestões de actividades mais sérias ou mais lúdicas, tendo em vista a navegação segura pelo labirinto de páginas e páginas da Web.
Deixamos aqui a ligação para o Manual de Literacia da Internet, especialmente concebido para os professores: http://www.seguranet.pt/files/manual_literacia.swf

_____________________________________________________________________________________________________________________