Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 29.05.15

Seeing Stories: Guia multimédia de Alfama

Visitar o sítio web...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Está disponível para escuta e descarregamento o Guia Multimédia de Alfama, produzido pelo MEMORIAMEDIA/IELT no âmbito do projecto Seeing Stories – Recovering Landscape Narrative in Urban and Rural Europe.
Baseado em fontes históricas, literárias e mitológicas, este guia narrativo do mais antigo bairro de Lisboa apresenta-nos um território ampliado pelas memórias ancestrais do lugar, reais e imaginadas. O percurso, com paragem em nove pontos emblemáticos, evoca as heranças latina e árabe, que modelaram o bairro, a tradição judaica e tantas culturas que por aqui deixaram a sua marca antes e depois das Descobertas.
Guiados pelos textos e pela voz de Ana Sofia Paiva, escutaremos as mulheres-serpente de Ofiusa, que com os marinheiros de Ulisses formaram Ulisseia, Lisboa mitológica, as mouras encantadas que cantam nas fontes e termas de al-hamma, a Lisboa árabe, ou a história de Ganga, o rinoceronte branco enviado da Índia para El rei D. Manuel I e motivo pelo qual as ruas lamacentas da Alfama do século XVI foram revestidas com pedras de calcário branco e negro, a famosa calçada portuguesa. Envolvendo a voz de Ana Sofia Paiva, surgem por vezes as guitarras de Eurico Machado e de Jon Luz, autor das restantes paisagens sonoras. É também possível imprimir o guia em pdf elaborado por José Barbieri.
Testado in loco no Contemfesta 2014, num passeio narrativo com vários contadores de histórias, o Guia Multimédia de Alfama apresenta-se agora como protótipo de um modelo de comunicação cultural e turística assente no potencial da “narrativa da paisagem” como bem cultural e económico, capaz de fortalecer as identidades locais e o sentimento de comunidade no fórum internacional.
O projecto Seeing Stories tem o apoio do Programa Cultural da União Europeia.

Fonte: Boletim IELT

_____________________________________________________________________________________________________________________