Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qui | 04.07.19

Programa de Literacia Familiar "Conto Contigo" - Fundação Aga Khan | app

conto.PNG

Apple store | Google play

 

No âmbito do Programa de Literacia Familiar Conto Contigo (PLFCC) da Fundação Aga Khan (AKF) foi desenvolvida uma app que visa promover hábitos e práticas de literacia familiar que tenham impacto no desenvolvimento de competências de literacia emergente - referidas na investigação como preditoras do sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita.
 
 
Os Programas de Literacia Familiar têm vindo a ser amplamente recomendados dado que a sua avaliação revela que são uma medida eficaz de combate ao insucesso escolar.
 
 
O PLFCC está a ser implementado em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, as bibliotecas públicas e municipais, de norte a sul do país, no âmbito de protocolos estabelecidos entre a AKF Portugal, a RBE e a DGLAB e inscrito como contributo para o Plano Nacional de Leitura.
 
 
 A sua implementação, apoiada pela utilização de um Guia de Implementação que é disponibilizado a todos os interessados, prevê a realização de sessões lúdicas, com famílias e crianças em idade pré-escolar. Para maximizar o trabalho realizado nas sessões e para chegar a mais famílias, a AKF desenvolveu  com o CITI/ FCSH, a app Conto Contigo que está disponível para ser descarregada gratuitamente na apple store e na google play.
 
Esta app permite aos utilizadores receberem notificações no seu telemóvel com sugestões de atividades muito simples e divertidas que podem realizar com as crianças e que promovem a sua descoberta da linguagem escrita, preparando-as para a entrada na escola. Os utilizadores podem ainda optar por receber outro tipo de notificação "Dicas" que contém informações fáceis de perceber sobre a forma como os pais podem apoiar as crianças na descoberta da linguagem escrita.
 
 
 O utilizador escolhe também a periodicidade com que quer receber as notificações e a melhor hora do dia.
 
 
A app tem ainda um repositório de notificações para que as famílias possam realizar as atividades quantas vezes desejarem.
 
 
Esta app pretende ser útil a Educadores de Infância, Professores Bibliotecários, Bibliotecários, entre outros.
 
 
 
Conteúdo relacionado:
 
 

_____________________________________________________________________________________________________________________