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Blogue RBE

Qua | 14.10.09

Professor bibliotecário: um retrato

Este ano, pela primeira vez, as bibliotecas escolares podem contar com professores bibliotecários, a tempo inteiro, para assegurarem a sua gestão funcional e pedagógica e garantirem que aquelas são um recurso ao serviço de todos os alunos da escola /agrupamento.
A atribuição do lugar dependeu de um processo com três fases que, de modo geral, foi resolvido pelas escolas de forma fácil e sem problemas de maior.
Embora ainda não sejam conhecidos os dados referentes à totalidade dos professores bibliotecários, foi elaborado um primeiro estudo que incide sobre 1324 professores, cujo resultado apresentamos:

 

Foram designados na fase 1, professores que têm mais de quatro pontos de formação (100 horas de formação contínua ou curso pós-graduado), experiência de coordenação de bibliotecas e domínio das TIC. Estes professores ficaram colocados nas escolas/agrupamentos a cujo quadro pertencem.
Na fase 2, num procedimento concursal levado a cabo pelas escolas, foram admitidos professores do quadro, com formação em bibliotecas. Estes professores podem ser do próprio quadro das escolas/agrupamentos ou de outros quadros, encontrando-se neste último caso destacados para um lugar a cujo quadro não pertencem.
Na fase 3, foram designados professores que embora sem formação em bibliotecas escolares, têm um perfil de competências pedagógicas e pessoais adequadas ao exercício da função.






Em relação à formação, está contemplada a formação contínua e a formação superior, na área das bibliotecas, sendo que cada 25 horas de formação contínua corresponde a 1 ponto. Quanto ao ensino superior, existem cursos pontuados com 10, 20, 25 ou 35 pontos. Considerando que o conteúdo funcional do professor bibliotecário abrange um leque muito variado de competências, as acções de formação consideradas em bibliotecas escolares foram igualmente bastante abrangentes.




Relativamente à experiência de coordenação de bibliotecas, há a considerar cerca de 50 % de recém-chegados, se se considerar que entre um e três anos de coordenação não corresponde a uma experiência muito significativa.





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