Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




No sítio dedicado à Educação para os Media do ex-IIE - Instituto de Inovação Educacional - que ainda está disponível no portal da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), podemos ler :

"A importância da Educação para os Media tem vindo a ser realçada pela UNESCO desde 1964, sendo o Encontro de Grunwald, em 1982, um momento de viragem.O British Film Institute entende Educação para os Media como "... o desenvolvimento progressivo de uma compreensão crítica dos Media..." que "... procura alargar o conhecimento dos alunos acerca dos meios de comunicação e desenvolver as suas capacidades analíticas e criativas através de um trabalho simultaneamente prático e crítico. Tal trabalho visa compreender quer os conteúdos dos Media, quer os processos implicados na sua produção e recepção".
Pode considerar-se como finalidades da Educação para os Media, as seguintes:
- Promover a formação de “leitores” activos, que analisem os textos mediáticos e compreendam os processos da sua produção e recepção.
- Preparar exploradores autónomos, que procurem e seleccionem a informação pertinente, avaliem criticamente as fontes e reflictam sobre a informação recolhida.
- Contribuir para a formação de produtores de mensagens em diversos suportes.
Têm vindo a multiplicar-se as tentativas de integração dos Media na Escola:
Media como recursos educativos - Fontes de informação para actualizar e ilustrar conteúdos;
Media como objecto de estudo - Análise das mensagens, dos contextos sociais de produção, circulação e recepção dos discursos mediáticos;
Media como ferramenta de expressão e criatividade: Produção das próprias mensagens nos diferentes suportes
Não é por acaso que uma parte importante da produção dos media (jornais, rádio e televisão, websites, etc.) estão associados às Bibliotecas Escolares e os cursos de comunicação encontram nela recursos acrescidos para o aprofundamento teórico, por um lado, e para prática efectiva por outro."
Ainda hoje, a produção dos jornais escolares, impressos ou on-line, continuam a mobilizar vontades e recursos das escolas e das bibliotecas em particular.

Os concursos de jornais, promovidos pelo Público na Escola, continuam a ser um incentivo para a sua produção e as suas edições um instrumento importante de educação para os média.Este tema pode ser abordado na edição do “Público na Escola” de Maio dedicado "Aos novos Media na Imprensa Escolar”.
A educação para os média numa perspectiva mais ampla pode ser analisada nos sítios:
http://www.educacaomedia.com/html/index.asp
http://www.educaunet.org/pt/

Autoria e outros dados (tags, etc)

Etiquetas:


1 comentário

Sem imagem de perfil

De maria a 12.07.2007 às 14:38

Boa tarde,
sei que o assunto que vou expôr não tem nada a ver com este post e peço desculpa desde já, mas não tenho conseguido resposta para questão seguinte:
Sou auxiliar de acção educativa e termino no final deste mês de Julho, a pós-graduação em ciências documentais-biblioteca e documentação. De alguns meses a esta parte,o meu trabalho é realizado neste âmbito, tratamento documental do fundo da biblioteca esolar, obviamente sob a orientação do coordenador.
O que gostaria de saber é se eventualmente poderei passar para uma categoria profissional que corresponda ao trabalho que estou a realizar e pelo qual tenho que responder e serei avaliada, ou se vou continuar a ser auxiliar de acção educativa com responsabilidades de pelo menos, técnico profissional, já para não dizer de técnico superior.

Agradeço realmente a quem me puder elucidar

Comentar post



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Ligações

Sítios Institucionais


Twitter





Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2010
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2009
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2008
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2007
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D

Twitter_