Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 21.03.18

Onde se dá as boas-vindas à Primavera com mais um Livro para Escutar | Poemas para as quatro estações

 por Rita Pimenta e Vera Moutinho

 

As autoras de Poemas para as Quatro Estações (ed. Máquina de Voar) emprestaram-nos a voz e ajudaram-nos a dar as boas-vindas à Primavera. Mas as outras estações não foram desprezadas. Houve dois poemas para o Verão, para o Outono e para o Inverno. Mais um Livro para Escutar do Letra Pequena.

Já não são muito nítidas todas as características das quatro estações do ano que nos cabem a esta latitude, mas Manuela Leitão (texto) e Catarina Correia Marques (ilustração) recuperam poeticamente os sinais, os tons e os sabores de cada uma delas. Sem preferências, antes contemplando e respeitando o que nos oferecem.

Escreve-se (com verdade) na contracapa: “Para que as plantas floresçam na primavera, é preciso que, antes disso, o inverno as embale na terra, que o outono lhes espalhe as sementes ao vento, que o verão lhes amadureça os frutos. Os animais vão e vêm, conforme faz mais frio ou mais calor, e até nós nos comportamos de maneira diferente, com alegrias e afazeres próprios de cada tempo. Nenhuma estação faria sentido sem as restantes. Bom mesmo é sabermos contemplar a beleza de cada uma delas – essa espécie de poesia de que nos apercebemos não só com os sentidos, mas, sobretudo, com o coração.” 

(...)

 

Ler mais >>

 

Rita Pimenta, V. M.

Rita Pimenta, V. (2018). Livros. Damos as boas-vindas à Primavera com mais um Livro para EscutarPÚBLICO. Retrieved 21 March 2018, from https://www.publico.pt/2018/03/20/video/poemas-para-as-quatro-estacoes-20180319-162253

 

Conteúdo relacionado:

_____________________________________________________________________________________________________________________