Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 07.10.16

Nova iniciativa para as escolas: Miúdos a votos!

miudos.jpg

 | Regulamento |

Já alguma vez votaste? Já fizeste campanha eleitoral para defender as tuas ideias? Pois vais poder votar nos teus livros preferidos, numas eleições ‘à séria’, com cartazes, comícios e urnas. A 17 de março há eleições! Esta é a nova iniciativa da VISÃO Júnior para as escolas, este ano letivo, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares

 

Dia 17 de março pode ser um dia muito especial na tua vida: pode ser o dia em que pela primeira vez vais colocar um voto dentro de uma urna e, assim, dizeres aquilo que pensas. Não vais escolher deputados nem presidentes da República, mas votares no livros que mais gostas!

«Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» é uma iniciativa inédita da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares, com o apoio do Plano Nacional de Leitura, que vai permitir aos alunos entre o 1º e o 9º anos de escolaridade votarem nos livros que mais gostaram de ler até hoje. Destas eleições, resultará a lista das obras preferidas dos estudantes portugueses.

O processo é semelhante ao de umas eleições políticas, promovendo simultaneamente a leitura e a cidadania: haverá recenseamento, campanha eleitoral, votação e escrutínio dos votos, organizados e participados por alunos. Durante a campanha eleitoral, estes defenderão junto dos colegas os seus livros preferidos.

Com esta iniciativa, os alunos ficarão a conhecer como se desenrola um processo eleitoral e para que serve. Ao longo do ano letivo, será disponibilizado às escolas material de apoio que lhes permita dar a esta ação o caráter de um processo eleitoral político. Esta iniciativa, que pretende dar voz às crianças e jovens portugueses, habitualmente pouco auscultados em processos de decisão que lhe dizem diretamente respeito, possibilita um processo de aprendizagem importante, que ajudará a formar cidadãos de pleno direito. (...)

 

Ler mais >>

_____________________________________________________________________________________________________________________