Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 25.05.11

Inauguração de mais uma biblioteca escolar




Ontem foi dia de festa no Externato de Vila Meã (Amarante), um estabelecimento de ensino com contrato de associação com o Ministério da Educação. Inaugurou-se a biblioteca, que passou a integrar a RBE e que recebeu um apoio financeiro para aquisição de fundo documental. A  professora bibliotecária Cecília Sousa e a sua equipa deram uma 'volta' ao espaço existente, reciclaram algumas peças de mobiliário, 'apoderaram-se' de uma pequena área interior (sem préstimo e cheia de lixo) e de uma área exterior, fizeram uma triagem ao acervo que tinham, selecionaram e adquiriram  fundo documental atualizado e variado. A Biblioteca Municipal Albano Sardoeiro, através da sua responsável, Dra Maria José Lopes e da técnica Maria de Fátima catalogaram toda a coleção com recurso ao programa GIB que agora está disponível para todas as escolas do concelho. 

A festa começou no exterior com alunos a dançar, a tocar, a dizer poesia e prosseguiu para a biblioteca. Ali, o diretor, Dr. Barbeitos e os convidados, o senhor Presidente da Câmara, Dr Armindo Abreu, o engenheiro Oliveira, em representação do diretor da DREN, e a CIBE, que também representou a coordenadora nacional da RBE,  tomaram a palavra: a inauguração terminou na zona exterior, preparada pelos alunos dos CEF que estudam na área dos jardins e hortícolas.

A 1ª fase, a da instalação, está terminada. Começa a fase mais complexa e desafiadora: fazer da biblioteca a 'alavanca' do conhecimento. Estão também lançadas as condições para se chegar, rapidamente, à formalização de uma Rede Concelhia de Bibliotecas.

_____________________________________________________________________________________________________________________