Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 23.01.19

Guia de governança da Internet para bibliotecas | ifla

igf-guide-for-libraries.png

A governança da Internet é um campo complexo que abrange as regras, normas e padrões que determinam como a Internet - das conexões físicas aos programas e informações que a transmitem - funciona. Dada a crescente centralidade da internet no trabalho das bibliotecas, as bibliotecas são as principais partes interessadas.

 

As discussões sobre governança da Internet cobrem decisões e debates em diversas áreas políticas, refletindo os interesses, valores e abordagens de uma ampla gama de partes interessadas. Embora isso seja um foco amplo, também permite uma visão muito mais inclusiva de algumas das principais questões económicas, sociais, culturais e cívicas que enfrentamos hoje. 

 

As bibliotecas têm um grande interesse em participar neste debate. Elas confiam na internet para cumprir a sua missão de fornecer acesso à informação no dia a dia e têm um interesse de longo prazo no seu futuro como meio de organizar, partilhar e divulgar informação. 

 

Para se envolver, é necessário um entendimento básico das questões de Governança da Internet, cobrindo tópicos que são essenciais para o trabalho das bibliotecas públicas, incluindo acesso público, censura, direitos digitais, liberdade de expressão e neutralidade da rede, entre outros. A missão das bibliotecas.

 

Por essa razão, a IFLA elaborou um guia que resume as questões mais importantes neste campo, no contexto do cenário mais amplo de governança da Internet e das partes interessadas envolvidas na formação do mesmo. 

 

O Guia de Governança da Internet da IFLA para Bibliotecas é composto por seis capítulos e cada novo capítulo será publicado todas as semanas a partir de 21 de janeiro de 2019.

 

Ler mais >>

 

Baixe o guia:

Os capítulos serão disponibilizados abaixo: 

Capítulo 1:  Introdução à Governança da Internet

 

Capítulo 2: A tecnologia por trás da governança da Internet

Data de publicação: 28 de janeiro de 2019

 

Capítulo 3: Principais atores no cenário da governança da Internet

Data de publicação: 4 de fevereiro de 2019

 

Capítulo 4: Governança da Internet e Sociedades Modernas

Data de publicação: 11 de fevereiro de 2019

 

Capítulo 5: A Implicação Legal, Económica e de Segurança da Governança da Internet

Data de publicação: 18 de fevereiro de 2019

 

Capítulo 6: Direitos Humanos e Governança da Internet

Data de publicação: 25 de fevereiro de 2019

_____________________________________________________________________________________________________________________