Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 17.03.14

Exposição colaborativa “Patronos das Bibliotecas Escolares”

 

A propósito da celebração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, em outubro de 2013, a Biblioteca Escolar Almeida Garrett (EBS Rainha Santa Isabel, Estremoz) lançou, através da lista de difusão da RBE, o desafio para a realização de uma exposição conjunta na Semana da Leitura 2014, subordinada ao tema Patronos das Bibliotecas Escolares.
O trabalho está a ser desenvolvido integralmente à distância, com recurso ao correio electrónico e em cada Biblioteca Escolar foi elaborado um cartaz que, posteriormente, foi partilhado com o grupo.
Na presente data, a exposição Patronos das Bibliotecas Escolares conta com cerca de cinco dezenas de cartazes, provenientes de várias Escolas de todo o território nacional. Integrada na iniciativa de apresentação do projeto "Stories do Alentejo" na Direção de Serviços da Região Alentejo, foi inaugurada no dia 6 de março, nesse mesmo local, onde esteve patente ao público até dia 12 de março. De 17 a 21 de março, poderá ser visitada em cada uma das Bibliotecas Escolares participantes e, em alguns casos, também nas respetivas Bibliotecas Municipais.
A atividade não se encontra encerrada, podendo todas as Bibliotecas Escolares que o desejem juntar-se a este trabalho colaborativo que não culmina com o evento exposição. De facto, estão previstas outras oportunidades de partilha e cooperação, nomeadamente um trabalho de georreferenciação e introdução da informação no mapa (com a colaboração do Centro de Ciência Viva de Estremoz e com recurso ao Google Earth) e a realização de um produto digital (com o apoio do Centro de Competência TIC da Universidade de Évora).
Para este trabalho colaborativo, e de forma a facilitar a partilha e a divulgação, foi criada a conta de correio electrónico patronosbe@gmail.com. A exposição também está no Facebook e pode ser visitada em Patronos das Bibliotecas Escolares - exposição colaborativa. Estas vias de contacto estão à disposição para informações, sugestões e outras partilhas.
As Escolas e as Bibliotecas Escolares que pretendam receber a exposição em formato digital podem manifestar essa intenção enviando um email.

 

Equipa da Biblioteca Escolar Almeida Garrett

 

_____________________________________________________________________________________________________________________