Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qui | 20.07.17

Estudo CNE | Organização escolar: os agrupamentos

cne.png

 Download | Ver na fonte |

 

O Conselho Nacional de Educação lança a presente publicação: Organização Escolar: Os Agrupamentos, o último de uma série de estudos temáticos sobre o sistema de ensino (Organização escolar: o Tempo e Organização Escolar: As Turmas).

Na terceira publicação da série de estudos temáticos sobre a Organização Escolar que o Conselho Nacional de Educação tem vindo a elaborar é tratada a questão dos agrupamentos de escolas. Além da documentação técnica, considerou-se o contributo de algumas entidades com reflexão sobre esta matéria. Para o efeito, foi realizado, um pouco por todo o país, um conjunto de audições a diretores, coordenadores de estabelecimento, presidentes do Conselho Geral e representantes dos pais e família de diferentes unidades orgânicas. A amostra foi intencional e por clusters, a saber: o facto de a Unidade Orgânica estar agregada ou não, a dimensão pelo número de alunos, a dimensão pelo número de estabelecimentos, a dimensão geográfica, a tipologia do agrupamento, a tipologia de estabelecimentos agregados, a prática de estratégias diferenciadas e dinâmicas organizacionais.

Nas audições foram abordadas as evidências positivas e negativas da agregação; a gestão administrativa e pedagógica; a articulação entre níveis e ciclos de ensino; a mobilização e rentabilização de recursos; a dimensão do agrupamento; o balanço das fases de agregação e constituição do agrupamento; os desafios decorrentes da agregação; e a eventual reconfiguração da Unidade Orgânica se lhes fosse dada essa possibilidade.

O presente estudo está estruturado da seguinte forma: contexto internacional, contexto português e balanço das audições.

 

 

_____________________________________________________________________________________________________________________