Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 06.04.20

É o momento de ensinar os mais novos a entender o mundo

Noam Chomsky, linguísta e professor

Noam_chomsky.jpg

Existem mentes brilhantes e não-conformistas que agitam, questionam e confrontam o que uma grande parte da sociedade do seu tempo dá como garantido. 

É o caso do intelectual Noam Chomsky, um dos pensadores mais relevantes e influentes do nosso tempo.

Noam Chomsky

Os seus trabalhos de análise e pesquisa influenciaram notavelmente disciplinas como a ciência cognitiva, a filosofia, a psicologia, a ciência da computação, a matemática, a educação infantil e a antropologia.

Considerado o fundador da linguística moderna, Chomsky é autor de vários ensaios que percorrem o mundo. No campo da linguística, introduziu a chamada "Hierarquia de Chomsky", a gramática generativa e a teoria da "Gramática Universal".

Noam Chomsky é professor de linguística no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desde 1952. Desde 2017, faz parte do Departamento de Linguística da Universidade do Arizona, onde é professor emérito. É membro da Academia Americana de Artes e Ciências e também da Academia Nacional Americana de Ciências. 

É considerado um dos intelectuais mais citados da história e é autor de mais de 100 livros, entre os quais títulos como 'Linguagem e entendimento', 'Os guardiões da liberdade' e 'Quem domina o mundo?'.

Recebeu inúmeros prémios, incluindo o 'Prémio de Kyoto' em Ciências Básicas, a 'Medalha Helmholtz' e a 'Medalha Ben Franklin' em Ciências da Computação e Cognitivas. Em 2019, foi reconhecido com o 'Frontiers of Knowledge Award' da Fundação BBVA.

 

Referência: Es el momento de enseñar a los niños a entender el mundo. (2020). BBVA Aprendemos juntos. Retrieved 6 April 2020, from https://aprendemosjuntos.elpais.com/especial/es-el-momento-de-ensenar-a-los-ninos-a-entender-el-mundo-noam-chomsky/

 

Conteúdo relacionado:

 

_____________________________________________________________________________________________________________________