Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 21.08.18

Como despertar a criatividade | angélica sátiro

 

Como despertar a criatividade
Angélica Sátiro · Pedagoga especialista em criatividade

 

Angélica Sátiro dedicou mais de trinta anos da sua vida à educação. É autora de mais de 200 livros pedagógicos para crianças e de inúmeras publicações sobre criatividade e pensamento crítico na infância.
 
Doutora em Pedagogia pela Universidade de Barcelona, ​​Mestre em Criatividade Aplicada pela Universidade de Santiago de Compostela e pós-graduada em Pedagogia Filosófica pela Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil). Uma forte defensora do incentivo ao pensamento criativo em crianças, Angélica defende um sistema educativo capaz de combinar o reflexivo e o autónomo. Como ela explica, "se em casa e na escola o ambiente é sempre a repetição do mesmo, como sevai desenvolver a criatividade?".
 
Como especialista internacional neste campo, assegura que no campo educacional "fala-se muito de criatividade; mas, infelizmente, ainda está no discurso e pouco na prática ". Foi palestrante, criadora e assessora de projetos de inovação educacional em mais de uma dúzia de países da América Latina, assim como na Espanha e em outros países europeus. Uma pesquisadora incansável, outra de suas linhas de trabalho é a chamada "Filosofia para crianças". Para ela, "a situação quotidiana é uma oportunidade para as crianças aprenderem a pensar criativamente".
 

Referência: Cómo despertar la creatividad. (2018). BBVA Aprendemos Juntos. Retrieved 21 August 2018, from https://aprendemosjuntos.elpais.com/especial/como-despertar-la-creatividad-angelica-satiro/

_____________________________________________________________________________________________________________________