Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 23.09.19

CIDADANIA | todos chamados a participar

cidadania.jpg

Esta é uma semana de mobilização global pelo clima: dia 21 de setembro ocorreu a Cimeira da Juventude para o Clima (ONU), na qual participaram 500 jovens de todo o mundo; hoje realiza-se, em Nova Iorque, uma Cimeira para a Ação Climática e dia 27 de setembro terá lugar uma greve estudantil mundial, para a qual, em Portugal há, até ao momento, 25 convocatórias locais - segundo o Eurobarómetro Especial 490 sobre o tema quase nove dos dez inquiridos (87%) em Portugal considera a crise climática um problema muito grave.

Manter o aquecimento global abaixo dos dois graus Celsius, objetivo definido no Acordo de Paris de 2015, é atualmente a luta mais importante das nossas vidas, na base da qual é possível combater a pobreza e alcançar os 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável.

A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) assume este desígnio, estando consciente da ligação existente entre crise climática e ascensão dos nacionalismos, bem como do número de pessoas expulsas das suas pátrias e das violações aos direitos humanos. Enfim, de que ao abraçar esta causa, está a lidar com todas as crises em simultâneo e, designadamente a crise da democracia.

Para o efeito, planeou na área do ambiente um conjunto de atividades de discussão
• “Levanta-te (stand up) por uma causa!”,
• “Encontros rápidos (speed meetings): Assunto? Microplásticos!” e de ativismo sociopolítico
• “Lixo marinho: ação comunitária de limpeza”,
• “Problema/ solução ambiental musicada (warming up)”
que podem ajudar as bibliotecas escolares a trabalhar com as crianças e jovens estas questões nas respetivas comunidades.

Para que se verifique uma maior participação e haja continuidade nas ações realizadas é importante que os professores bibliotecários adaptem as estratégias propostas aos problemas locais. Para o efeito, a RBE produziu um recurso que pode ajudar ao planeamento destas ações, intitulado “Dimensões do problema e respostas”.

Com o propósito de sensibilizar as crianças e jovens para a agenda do ambiente, o presidente da Associação Zero, Francisco Ferreira, profere, em exclusivo para a RBE, um discurso que pode ser ouvido no clip “Todos chamados a participar”.

 

Conteúdo relacionado:

 

Referência:

Article title:Todos chamados a participar
Website title:RBE: Rede de Bibliotecas Escolares
URL:http://rbe.mec.pt/np4/2376.html

_____________________________________________________________________________________________________________________