Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 15.04.16

Bibliotecas inclusivas: Novas literacias, novos leitores

tondela.png

 Clique na imagem para saber mais.

 

Tondela | 20 e 21 de maio | 

Há muito que as bibliotecas extrapolam paredes, ocupando um espaço formativo privilegiado na e com a Escola, no mundo digital e nas estratégias para a inclusão. Com a popularização da internet, as prateleiras virtuais, os livros eletrónicos ou o acesso a recursos informativos digitais, são opções disponíveis aos novos leitores, com poucas barreiras espácio-temporais, aproximando-se de sítios sem horários de expeditente.

A aprendizagem móvel, com recursos a tablets e smartphones, reforçou este caminho e impele a novas formas de aprender e ensinar. Efetivamente os dispositivos móveis ganharam um lugar de destaque no cerne de novas literacias, podendo os leitores estar à distância de um clique do seu livro preferido, ou de uma informação literária, científica, artística e de valor emergente que possam necessitar na e para sua (in)formação.

Se há novas literacias, o desafio atual também se centra ao nível das competências sociocognitivas básicas, como: aprender a procurar informação; aprender a comunicar; aprender a colaborar; aprender a participar na sociedade digital e das redes sociais e a construir a sociedade inclusiva, pois se estimula a aprendizagem any time, any where. (...)

 

Programa

Inscrições

Localização

 

Ler mais >>

_____________________________________________________________________________________________________________________