Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 06.06.23

Bibliotecas em ação sob observação

Job Shadowing no AE de S. Martinho do Porto

2023-06-06 pq.png

Entre 22 e 26 de maio, o Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Porto recebeu quatro professoras catalãs no âmbito do programa Erasmus+learning agreement, promovido pelo CETE – European Consortium for Educational Transformation –, num Job Shadowing  (KA121), cujos objetivos foram observar e conhecer as dinâmicas desenvolvidas pelas quatro bibliotecas do Agrupamento de Escolas S. Martinho do Porto. 

A proposta desta mobilidade  emanou do Programa Biblioteca Escolar Puntedu, do Departament d’ Educació, da Generalitat de Catalunya, tendo sido muito bem recebida pela Direção e comunidade educativa,  que abriram as portas para uma partilha de experiências que enriqueceu as visitantes mas, também, todos os envolvidos.

Neste contexto, foi definido um programa semanal, que possibilitou às quatro professoras convidadas contactar  com atividades desenvolvidas em turmas do Pré-escolar ao 7.º ano, nas Escolas Básicas de Alfeizerão, da Cela e de S. Martinho do Porto e na Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto. Foi variada a oferta de atividades, nomeadamente no âmbito da promoção das literacias da leitura, da informação e dos media e da Educação para a Cidadania.

Durante a semana, as professoras Sònia Fernández Pérez e Montse Verdaguer Amat, da Escola La Farga (Salt, Girona), e Paula Gejo Chica e Irene Brugnoli Aluju, da Escola Àngels Alemany i Boris (Lloret de Mar, Girona), puderam conhecer os espaços, os projetos e as dinâmicas das várias bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas S. Martinho do Porto, bem como o Projeto Educativo do Agrupamento. Foram inteiradas, pela professora bibliotecária, Paula Príncipe, dos documentos organizacionais das Biblioteca Escolares, do apoio do programa da Rede de Bibliotecas Escolares para assegurar bibliotecas com espaços,  recursos (humanos e materiais) e dinâmicas  de aprendizagens que promovem o gosto pela leitura, o acesso, uso e produção de informação e conhecimento, em ambientes analógico, eletrónico e digital e, ainda, de outros  programas nacionais, como o Plano Nacional de Leitura. 

Apresenta-se um diário do Job Shadowing “Bibliotecas Escolares em observação”, que decorreu entre 22 e 26 de maio de 2023:

 

22 de maio

As professoras convidadas estiveram na Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto, onde ficaram a conhecer o programa das Bibliotecas Escolares e o Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Porto. Assistiram, também, a uma sessão do Clube de Leitura da escola sede, denominado “Apanhados da leitura” e coordenado pela professora Margarida Rodrigues, que decorreu na Biblioteca Escolar, e a aula de Complemento à Educação Artística (Oferta Complementar), de uma turma do 6º ano, na qual o professor David Amaral, de Educação Musical, amavelmente recriou a dança "Regadinho" com os participantes.

 

23 de maio

As professoras visitaram as escolas e as bibliotecas do 1.º ciclo do Agrupamento. À tarde, assistiram a outra sessão do Clube de Leitura da escola sede, dinamizada pela professora Maria José Duarte com outro grupo de alunos, tendo sido realizadas leituras em português, castelhano e catalão.

Seguiu-se uma sessão de promoção da Literacia da Informação, junto de uma turma do 6º ano (6ºD), numa articulação entre a Biblioteca Escolar e a sala de aula, neste caso a disciplina de Português. Na primeira parte da sessão, abordaram-se aspetos relacionados com os Direitos de Autor, Plágio e Licenças Creative Commons e,  na segunda parte,  os alunos testaram a ferramenta do Word para elaboração de uma bibliografia, já na Biblioteca Escolar, atividade que foi  dinamizada pela professora bibliotecária. Esta tipologia de formação de alunos está prevista no PADDE (Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola), no qual a Biblioteca Escolar está fortemente envolvida.

 

 24 de maio

De manhã, no Centro Escolar da Cela, as professoras conheceram a Biblioteca Escolar e assistiram a duas sessões à volta de livros, que envolveram o pré-escolar e as turmas do 1º e do 2º anos:

- uma sessão articulada entre a professora titular de turma, Tânia Moura, e a professora bibliotecária em torno do livro Corre, corre cabacinha, lido numa versão em português, pela professora Tânia Moura, e noutra em castelhano, por uma encarregada de educação de uma aluna da turma, tendo-se seguido o registo de palavras em castelhano em tablets;

- uma segunda sessão que apresentou, às crianças da turma do pré-escolar, o trabalho desenvolvido no âmbito de um DAC (Domínio de Articulação Curricular) com os alunos do 2.º ano, sob orientação da professora Sara Fortes, com base no livro O Peixe Arco-Íris, contando com a vertente da leitura e das expressões plásticas e dramáticas. Foi também lido um poema coletivo e textos de uma poetisa inspirada da turma. Os alunos do pré-escolar receberam dos colegas desenhos para colorir.

À tarde, no Centro Escolar de Alfeizerão, as professoras convidadas conheceram os novos espaços da Biblioteca Escolar, assistiram a uma sessão do projeto “Sinfonia dos Sons”, desenvolvido pelas  professoras de Educação Especial,  Fernanda Silva e Sandra Tempero, com uma turma do 1º ano, com a colaboração da professora titular de turma, Carla Susano, e da professora bibliotecária.

Houve, ainda,  uma sessão de leitura na Biblioteca, na qual foi lido um conto catalão, terminando a tarde com requisições domiciliárias, por parte dos alunos do 4º ano da escola, em articulação com a professora titular de turma Isabel Almeida.

 

25 de maio

De manhã, na Escola Básica de S. Martinho do Porto, as professoras catalãs participaram nas atividades desenvolvidas no Agrupamento com parceiros externos, nomeadamente a Universidade de Coimbra, que conta com uma delegação em Alcobaça (CESUCA).

Assistiram a uma sessão articulada entre a professora titular da turma 23SMP, o Clube de Ciências do Agrupamento, a Biblioteca Escolar e a Universidade de Coimbra, destinada a alunos dos 3.º e 4.º anos.

Ao longo do dia, nas três sessões realizadas, a Professora Doutora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Ana Cristina Tavares, promoveu o seu livro A alga que queria ser flor, da coleção Descobrir a Ciência, da Imprensa da Universidade de Coimbra, com a leitura do conto e posterior observação e experimentação de plantas.

 

 26 de maio

Na Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto, foi desenvolvida uma atividade de articulação entre a Biblioteca Escolar, uma docente de Inglês, Elsa Fernandes, e a diretora da turma envolvida, Lurdes Efe, com a participação prévia da professora de Português, Maria José Duarte. Os alunos da turma do 6ºC desenvolveram uma atividade sobre expressões idiomáticas bilingues, em inglês e em português, em suporte analógico e digital.

No mesmo dia, no auditório da escola, realizou-se uma sessão de promoção da leitura  a partir da obra Daqui Ninguém Passa, na turma 5.ºB, numa aula de Matemática da professora Teresa Damásio. Começou por ser feita uma leitura autónoma a pares, seguida de uma reflexão sobre mensagens do livro, relacionadas com Cidadania/ Liberdade/ Autoridade/ Autoritarismo/ 25 de abril. Procedeu-se, posteriormente, a breves castings, terminando a atividade com uma dramatização que envolveu entusiasticamente todos os alunos da turma. Esta atividade insere-se na iniciativa “Escola a Ler”, na vertente de “Leitura Orientada”, tendo as professoras convidadas ficado a conhecer os objetivos e ações deste programa.

Houve, ainda, tempo para as professoras convidadas assistirem a uma breve sessão da atividade "10 Minutos a Ler" na turma 7ºD, numa aula de Inglês (professora Emanuelle Santos), um  projeto inserido no Plano Anual de Atividades, sendo uma proposta do Plano Nacional de Leitura.

O programa semanal envolveu  a comunidade educativa – equipa das bibliotecas escolares,  direção do AE, professores, alunos, uma encarregada de educação,  o Clube de Ciências do Agrupamento- e outros parceiros como a Universidade de Coimbra/ CESUCA (Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça) e a Biblioteca Municipal de Alcobaça.

O balanço foi bastante positivo para todos os envolvidos, tendo mesmo  as professoras catalãs verbalizado a intenção de replicar e/ou adaptar algumas das atividades e dinâmicas que puderam observar nas escolas onde exercem as suas funções, escolas do 1.º ciclo que, em Espanha, abrange do 1.º ano até  ao 6.º ano. Salienta-se o facto de neste país, e na Catalunha em particular, não existir a figura do  professor bibliotecário  com o enquadramento institucional e pedagógico que existe em Portugal. 

Para o Agrupamento foi um prazer receber as professoras catalãs durante uma semana em que  a aprendizagem, a partilha e a camaradagem andaram de mãos dadas para ir ao encontro das novas  demandas dos alunos da sociedade atual.

📷Imagem de capa de Kerttu por Pixabay

_____________________________________________________________________________________________________________________