Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 23.08.16

BiblioArte Lab - Somos jovens e não gostamos de ler! Será?

brasil.jpg

 

A organização não governamental brasileira Casa da Árvore tem um novo projeto em desenvolvimento, o BiblioArte Lab com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, ele tem o objetivo de ressignificar o espaço público da biblioteca Centenário em Poços de Caldas - Minas Gerais, através do desenvolvimento de uma programação voltada para jovens, com enfoque das possibilidades da cultura digital.

 

Uma das ações do BiblioArte LAb é a Página 9 3/4. Um revista eletrónica feita por jovens e que discute leitura e literatura juvenil:

 

Somos jovens e não gostamos de ler! Será?

 

Dizem por aí que a literatura está sendo esquecida pelos jovens, que preferem passar seus dias surfando na web, se afogando nas profundezas do sofá em frente à televisão ou se trancafiando em seus quartos para assistirem séries, filmes e desenhos. A pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada em 2016 pelo Instituto Pró-Livro, até ajuda a confirmar essa visão. Segundo o estudo, para os jovens, a leitura está em 10º lugar quando o assunto é o que se gosta de fazer no tempo livre.

 

Curiosos para saber mais sobre esse assunto, fizemos uma pesquisa entre nossos amigos, leitores e não leitores, tentando identificar quais seriam os possíveis motivos para esse desamor com os livros.

 

Muitos dos que não gostam de ler apontaram como justificativa a falta de tempo, preferem outras atividades como filmes, sentem-se cansados e são um tanto impacientes. Também disseram achar os livros cansativos e entediantes – em outras palavras, acham os livros com gosto de chuchu.

 

Mas será que é isso mesmo? Nós estamos aqui para colocar o assunto em discussão! Antes de jogar toda a culpa no jovem que não lê por ser um tremendo bicho-preguiça, vamos lembrar que vários deles NÃO foram incentivados por ninguém, nem quando crianças. Durante nossas pesquisas exploratórias, tivemos a oportunidade de ler vários especialistas, que elencaram um leque de possibilidades que afastam o jovem dos livros, como a falta de contato com a leitura dentro de casa quando crianças ou fato de serem obrigados a lerem livros difíceis na escola. Enfim, são várias alternativas que nos fazem repensar se a culpa é só dos jovens mesmo ou se existe uma quantidade enorme de situações que podem interferir neste processo. (...)

| Alice Scarlet, Paulino Barnabé, Gabi Babi, Otavio Augusto e Leila Dias |

 

Ler mais >>

_____________________________________________________________________________________________________________________