Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




CartazApresentação25maio15.png

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No passado dia 25, no Forum Cultural Vallis Longus, foi apresentado ao público – num evento enriquecido por atuações dos alunos, representando excertos dos textos que integram a obra - o produto do trabalho conjunto: um livro digital, intitulado Contos Andarilhos, que comprova a eficácia deste projeto e faz adivinhar novas realizações do grupo de trabalho constituído pela Biblioteca Municipal e pelas Bibliotecas Escolares de Valongo.

Tudo começou há vários anos com o grupo de trabalho constituído pela Biblioteca Municipal de Valongo (através do seu SABE - Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares) e pelas Bibliotecas Escolares do concelho.

Há cerca de um ano foi lançado pela Biblioteca Municipal (BM) às Bibliotecas  Escolares (BE) dos 6 Agrupamentos de Escolas de Valongo ( AE de Alfena, AE de Campo, AE de Ermesinde, AE de S. Lourenço, AE Vallis Longus, AE de Valongo) um desafio aliciante: o projeto Contos Andarilhos, a desenvolver no ano letivo 2014/2015, que consistiria na divulgação aos alunos de algumas atividades tradicionais do concelho; depois, em cada Agrupamento seria abordada uma destas atividades num conto redigido coletivamente por turmas do 1.º ciclo.

Esta atividade teve como objetivo fomentar hábitos de leitura e de escrita nos alunos do Ensino Básico (com incidência na história local), fomentar a pesquisa e o recurso às novas tecnologias, incentivar ao estudo e ao conhecimento do Património Histórico Local.

 

 

A cada Agrupamento foi então atribuído um tema relacionado com algumas das atividades mais marcantes do concelho: ao AE de Alfena coube o fabrico de brinquedos tradicionais, o AE de Campo tratou a extração de ardósia, no AE de Ermesinde abordou-se o papel do Caminho de Ferro e mais espeficamente da Estação de Ermesinde no desenvolvimento da cidade desde o séc. XIX, o AE de S. Lourenço aprofundou conhecimentos sobre a antiga Fábrica de Cerâmica de Ermesinde, o AE Vallis Longus estudou a Serra de Santa Justa e Pias (ou Serra Cuca Macuca, numa designação mais popular), o AE de Valongo (que integra as escolas de Sobrado) tratou o cultivo e o tratamento do linho. Por iniciativa da BM, ao longo do ano deslocaram-se às várias escolas do concelho artesãos e especialistas nestas áreas, que expuseram aos alunos técnicas e vivências ligadas às várias atividades mencionadas.

Com o apoio das Bibliotecas Escolares e a monitorização dos professores, os alunos de cada Agrupamento elaboraram depois os textos de ficção relacionados com a “sua” temática e que agora se apresentam ao público

.

 Maria Artur Barros

Coordenadora interconcelhia

Autoria e outros dados (tags, etc)



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Ligações

Sítios Institucionais


Twitter



Perfil SAPO

foto do autor



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2011
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2010
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2009
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2008
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2007
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D

Twitter_