Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qui | 13.01.11

Alunos da Escola Secundária Dom Manuel Martins ganham Concurso do Dia Mundial da Estatística

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Estatística 2010, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), o ALEA (Acção Local de Estatística Aplicada) promoveu um concurso nacional, destinado a alunos do ensino básico e secundário, para atribuição do Prémio ALEA - Dia Mundial da Estatística. Este concurso tinha como objectivo que os alunos reflectissem sobre a importância da Estatística para o desenvolvimento social e a cidadania e concretizava-se através da elaboração de frases alusivas a esta temática.


A Professora de Geografia da Escola Secundária Dom Manuel Martins, Fernanda Palma, lançou o desafio aos seus alunos do 8º Ano. Com a colaboração da Biblioteca Escolar, foi desenvolvido um trabalho de articulação curricular que envolveu também os professores de Língua Portuguesa, Paulo Tavares, e de História, Isabel Caldeira. Aos objectivos do concurso acrescentaram-se os de promoção  da pesquisa e selecção de informação (realizada na Biblioteca com base num guião elaborado para o efeito), do desenvolvimento da capacidade de síntese e da produção escrita.

Saliente-se que os alunos  já tinham tido oportunidade de conhecer as características e potencialidades da base de dados estatísticos Pordata (Base de Dados de Portugal Contemporâneo), através de sessões de formação realizadas pela Professora Bibliotecária, em articulação com as disciplinas de Geografia e de História.

As melhores frases seleccionadas a nível de escola e apresentadas a concurso  mereceram a atribuição do primeiro prémio e de duas menções honrosas.

1º Prémio: Estatística para mim significa saber, para ti pode significar informar, para ele pode designar pesquisar, pode até nada significar, mas que ela nos pode ajudar, isso ninguém pode negar! (Ana Nunes - 8ºA)

Menção Honrosa: Pensar na importância da Estatística é reflectir sobre a necessidade que o Homem sentiu, desde que se começou a organizar e a viver em sociedade, em contabilizar alguns acontecimentos. (Marco Martins - 8ºB)



Menção Honrosa: Sem a Estatística não seria o mesmo... os números mudavam e nós indiferentes, desinteressados e intrigados! Tudo era diferente... o modo de olhar, contar e pensar o mundo. (Diogo Cruz - 8ºD)




Júlia Martins
Coordenadora Interconcelhia

_____________________________________________________________________________________________________________________