Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 15.01.16

A Educação à luz do digital. O olhar da Economia da Educação

digital.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

28 JAN | 17h30-19h30

 

A Fundação Portuguesa das Comunicações, em parceria com o projeto TEA: Tablets no Ensino e na Aprendizagem(uma iniciativa sob os auspícios da Fundação Calouste Gulbenkian), convidam-no/a a participar num painel intitulado “A Educação à luz do digital: O olhar da Economia da Educação”.

 

O objetivo último do conjunto de sessões, escalonadas ao longo do presente ano letivo, que tem o título genérico "A Educação à luz do digital", é estimular a discussão em torno de algo que, a termo mais ou menos curto, acontecerá nas escolas, isto é, a adoção, mais ou menos tutelada, mais ou menos alargada, de tecnologias digitais e, mais particularmente, de tecnologias móveis. É, do mesmo passo, seu propósito contribuir para ajudar a refletir sobre os desafios que a introdução das tecnologias digitais/móveis na educação, e a sua utilização por parte de professores e alunos, coloca a quem, de uma forma ou de outra, tem por incumbência decidir, a diferentes níveis de abrangência, sobre a res educativa em Portugal.

Este painel, em particular, irá centrar-se em questões relativas aos investimentos em tecnologias digitais em educação e seus impactos, quer no nosso país quer noutros países, com circunstâncias, estruturas e sistemas educativos dissemelhantes.

Os investimentos, públicos ou privados, em tecnologias digitais são sempre significativos, avultados e, por isso, o olhar da Economia da Educação pode ajudar a melhor compreender as questões relacionadas com o retorno do investimento (ROI). Pode, também, auxiliar na verificação das mais-valias destas tecnologias em termos de "capital humano", isto é, o conjunto de recursos (conhecimentos, competências, inteligência, sabedoria, etc.) que cada um de nós, e todos, coletivamente, trazemos para o país, ou a região, onde desenvolvemos, ou, um dia, viremos a desenvolver a nossa atividade.

A sessão de abertura do painel será feita pelo Senhor Secretário de Estado da Educação, que nos honrará com a sua presença.

Este painel tem como convidados quatro professores universitários, investigadores e especialistas na área da Economia da Educação:

- Ana Balcão Reis, Universidade Nova de Lisboa
- Aurora Galego, Universidade de Évora
- Hugo Reis, Banco de Portugal
- Miguel Portela, Universidade do Minho

A moderação fica a cargo de José Moura Carvalho, Coordenador do projeto TEA: Tablets no Ensino e na Aprendizagem.

A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia, até ao dia 24 de janeiro de 2016, em educacaoluzdigital.weebly.com

Para saber mais sobre o projeto TEA, pode aceder a teagulbenkian.weebly.com

 

 

Informações úteis:

Data da sessão: Dia 28 de janeiro de 2016, entre as 17h30 e as 19h30
Local: Fundação Portuguesa das Comunicações 
Inscrições: Até ao dia 24 de janeiro de 2016, em educacaoluzdigital.weebly.com
Para mais informações, poderá enviar uma mensagem para tea.gulbenkian@gmail.com

  

 

_____________________________________________________________________________________________________________________