Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 12.07.17

A biblioteca escolar é a casa de todas as ciências

 

fc.png

 Ver album fotográfico |

 

A Rede de Bibliotecas Escolares marcou presença no IV Encontro Internacional da Casa das Ciências através da exposição de posters, de três comunicações de professores bibliotecários e da intervenção de alunos de duas escolas que demonstraram como se faz Ciência nas suas bibliotecas.

 

Como oradores estiveram, na manhã do último dia do Encontro: José Barroco, da Escola Básica de Real, Braga, com a comunicação Simplesmátic@ - a matemática mais simples e simpática; Paulo Sousa do Agrupamento de Escolas Raul Proença, Caldas da Rainha, com a comunicação A Ciência ganha vida entre os livros e Sílvia Menezes, do Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja, Odivelas, com a comunicação O melhor de dois mundos: a leitura aliada ao pensamento computacional, programação e robótica.

 

Os resumos das comunicações e das formas de participação da RBE podem ser consultados aqui: http://www.casadasciencias.org/4encontrointernacional/conteudo/pdf/livroResumos.pdf

 

Durante um longo intervalo da parte da manhã os alunos do 1º ciclo de Odivelas explicaram e demonstraram aos participantes como trabalham a robótica e o pensamento computacional na sua biblioteca. Os alunos monitores da biblioteca da Escola Básica Galopim de Carvalho, Queluz fizeram quatro experiências integradas no projeto Newton gostava de ler! que se desenvolve no concelho de Sintra. A intervenção dos alunos das duas escolas suscitaram muito interesse.

 

Conteúdo relacionado:

_____________________________________________________________________________________________________________________