Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 30.10.19

9º Encontro de Bibliotecas de Barcelos

Leitura, Oportunidades e Desafios

Cartaz A3_.jpg

Programa | Flyer |

“Leitura, Oportunidades e Desafios” são as palavras de ordem do 9º Encontro de Bibliotecas de Barcelos, que decorre nos dias 8 e 9 de novembro, na Biblioteca Municipal, organizado pelo Município de Barcelos, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares de Barcelos e o Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Barcelos e Esposende.

Este ano subordinado ao tema “Bibliotecas em Linh@ – Leitura, Oportunidades e Desafios, o programa tem início às 14h00 do dia 8, com a habitual sessão de abertura presidida pela Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro.

Neste encontro, merecem destaque as conferências “O prazer da leitura e a educação literária”, com Cândido Oliveira Martins, “Como Educar a Geração Móvel”, com Adelina Moura e Benita Prieto, “Do escritor à Biblioteca. Como fazer leitores?”, com José Fanha e Manuela Mota Ribeiro.

O programa de sexta-feira termina com a apresentação, pelas 21h30 horas, do livro “O Beco da Liberdade”, de Álvaro Laborinho Lúcio, escritor e ex-ministro da Justiça.

No dia 9 de novembro durante o dia realizam-se diversos workshops, com a participação de Paulo Coelho Castro, Benita Prieto, Adelina Moura e António Pires. O programa encerra às 21h30 com o recital e tributo a Eugénio de Andrade, “Nocturno a duas vozes”, com Rui Fernandes (saxofone) e Alberto Serra (seleção de poemas e voz).

O encontro proporciona a todas as pessoas ligadas à promoção do livro e da leitura uma reflexão sobre estes temas e reúne um painel de conferencistas convidados, nomeadamente escritores, professores e investigadores, representantes das várias áreas da comunidade educativa escolar (bibliotecários, professores, educadores, técnicos de biblioteca e animadores culturais, etc), procurando uma reflexão dialógica em torno de questões emergentes ligadas à importância da literacia e à sua promoção, a organização e gestão de bibliotecas e, num âmbito mais alargado, da formação dos alunos.

Barcelos possui uma das maiores redes de bibliotecas escolares do país. São 29 estruturas na promoção dos livros e da leitura, animadas por um programa de atividades culturais desenvolvido em permanência pelo Município de Barcelos.

 

ReferênciaMunicípio de Barcelos promove 9.º Encontro de Bibliotecas de Barcelos. (2019). Município de Barcelos. Retrieved 30 October 2019, from https://www.cm-barcelos.pt/2019/10/municipio-de-barcelos-promove-9-o-encontro-de-bibliotecas-de-barcelos/

 

_____________________________________________________________________________________________________________________